Como fazer meu e-commerce vender mais
Nesse artigo vamos explicar como fazer seu e-commerce vender mais. Desde dicas de direcionamento de conteúdo e ações de marketing a dicas para gerar conversões, confira o nosso guia de como fazer seu e-commerce vender mais.
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Como fazer meu e-commerce vender mais

O mundo do comércio eletrônico tem muito potencial e oportunidades para empreendedores existentes e novos em todo o mundo.

Embora o crescimento do e-commerce tenha desacelerado por um tempo devido ao surto de coronavírus, ele voltou agora com um estrondo com uma taxa de crescimento como nunca e esse crescimento não mostra sinais de desaceleração.

Se você está planejando começar um negócio, então, optar pela indústria de comércio eletrônico pode ser bastante gratificante.

A melhor parte é que você não precisa correr o risco de comprar um imóvel ou abrir uma loja física.  Ou seja, você pode fazer o seu negócio apenas no conforto de sua casa e ganhar uma receita considerável.

Não, não estamos falando de algo que está dentro de você desde que você nasce. Estamos falando das habilidades que um vendedor online deve adquirir antes de se aventurar na venda de bens, mas também de serviços online.

O sucesso de uma loja de comércio eletrônico depende do número de conversões que você consegue.

Você encontrará dezenas de maneiras de aumentar suas taxas de conversão. No entanto, a maioria dessas ideias pode levar semanas, meses ou até anos para serem implementadas com sucesso.

Algumas das ideias mais comuns que você pode encontrar seriam testes A/B das landing pages do seu site/loja de comércio eletrônico, construindo uma base de clientes fiel, bem como a lista continua.

Embora essas estratégias sejam dignas e certamente devem fazer parte do seu plano de negócios, existem muitos outros fatores-chave que ajudam você a vender mais.

Neste artigo, incluímos algumas dicas, bem como truques para fazer seu e-commerce vender mais.

Direção dos clientes existentes

O primeiro passo para vender mais é focar em seus clientes existentes.

Os esforços necessários para motivar um novo cliente a comprar de você seria muito mais do que convencer seus clientes existentes a fazer mais compras.

Embora a aquisição de clientes seja parte de um plano de negócios de comércio eletrônico, os impactos de trabalhar em sua estratégia de retenção de clientes ajudariam você a gerar receita dupla em tempo mínimo.

Se você comparar os clientes que compraram apenas uma vez no seu site dcom os fiéis, você notará que este último adicionaria mais produtos aos seus carrinhos, contribuiria em taxas de conversão mais altas e assim, ajudaria a gerar mais receita a cada visita à sua loja de comércio eletrônico.

Além disso, como um vendedor online, você deve saber que adquirir clientes mais novos é mais caro do que motivar seus clientes existentes a comprar mais.

A razão pela qual dizemos que direcionar seus clientes existentes é mais eficiente é que eles já estão familiarizados com sua marca, os produtos e seus serviços.

Portanto, não há curva de aprendizado. Tudo que você tem que fazer é se concentrar em melhorar sua experiência.

Utilize plataformas de mídia social

As plataformas de mídia social são os sites onde pessoas de todas as idades estão gastando a maior parte do tempo, especialmente o milênio.

O marketing de mídia social é tudo sobre consistência; você precisa postar regularmente (mas não exagerar) com base na agenda de seus clientes.

Isso pode ajudá-lo a alcançar os clientes certos para sua loja online e mantê-los engajados para adicioná-los à sua base de clientes leais. Você não precisa usar todas as plataformas de mídia social que estão lá no mercado.

Em vez disso, encontre aqueles onde seus clientes estão gastando a maior parte do tempo. Você precisa se concentrar nos canais de mídia social que seus clientes estão usando.

Você pode facilmente rastrear os canais que seus clientes estão usando ferramentas impelidas a dados, como o Google Analytics.

Escolha os canais de mídia social do amor de seus clientes e poste conteúdo informativo e envolvente para criar espaço útil para seus clientes e chamar sua atenção.

Você também deve ter certeza de compartilhar links para o seu site e os produtos relevantes para suas postagens.

No entanto, certifique-se de que você não satura seus clientes com anúncios diretos. Muitas promoções diminuem o valor da sua conta de mídia social, resultando em taxas de conversão mais baixas da melhor fonte de marketing disponível no mercado.

Especialistas sugerem que você deve manter uma proporção 80/20 em que 80% devem incluir conteúdo informativo e envolvente e 20% devem incluir o conteúdo promocional com links para produtos e o site de comércio eletrônico.

Muitas plataformas de gerenciamento de mídia social podem ajudá-lo com monitoramento constante e postagem regular em suas contas de mídia social.

Usando essas plataformas, você pode agendar postagens que carregarão automaticamente suas postagens no momento escolhido.

Além disso, você pode acompanhar o desempenho de seus posts usando essas plataformas de gerenciamento.

Up-sell os produtos

A maioria de nós já fez compras online pelo menos uma vez e poderíamos ter muitas vezes nos deparado com ofertas como “Você gostaria de elogiar seu pedido?” Este é um exemplo de up-sell.

É uma forma de abordar os clientes para motivá-los a comprar produtos mais premium que eles já estavam considerando comprar.

Muitos gigantes do comércio eletrônico aceitaram que o up-selling os ajudou significativamente a vender mais em seu site de comércio eletrônico.

Como isso funciona: às vezes, seus clientes podem não estar cientes de que você está vendendo um produto premium e gostaria de saber como é uma escolha melhor, compará-los e escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

E, na maioria das vezes, eles estão escolhendo os produtos premium, olhando para os benefícios que oferecem do que o que eles haviam selecionado anteriormente.

Promova produtos

Você pode promover os produtos que podem ser a melhor escolha para seus clientes na página do carrinho de compras ou na página de checkout.

No entanto, você precisa ter certeza de que está enfatizando a diferença entre os produtos selecionados e o premium que você está sugerindo que eles considerem a compra.

Dois elementos-chave a considerar quando estão à venda é que os produtos sugeridos devem ser relevantes para os que seus clientes selecionaram e você deve estar atento à faixa de preço escolhida pelos seus clientes. O produto que você sugere deve corresponder aos requisitos originais dos clientes.

Os clientes podem não estar interessados em comprar produtos com uma faixa de preço mais alta se decidirem ficar com o preço de âncora.

O preço da âncora é o que o cliente viu pela primeira vez para o produto que deseja comprar. O produto recém-sugerido deve ser certamente um ajuste melhor do que os já selecionados, pois os clientes certamente estão comparando-os com o primeiro.

Endossar depoimentos para fazer seu e-commerce vender mais

As avaliações dos clientes são a ferramenta mais desvalorizada para otimizar um site de comércio eletrônico.

Pesquisas sugerem que apenas 33% das empresas de comércio eletrônico estão ativamente procurando por avaliações de clientes.

As avaliações permitem que as empresas de comércio eletrônico adicionem conteúdo novo e exclusivo ao site do comércio eletrônico e convençam potenciais clientes a converter e se tornar seus clientes leais a longo prazo.

Além disso, os depoimentos resultaram em aumentar as conversões em até 50%.

Os depoimentos funcionam como prova social para os potenciais clientes, pois estão vendo que outros clientes adoraram após a compra de produtos de sua marca.

Como vendedor de comércio eletrônico, você deve encorajar os clientes a deixar comentários para os produtos que compraram usando e-mails de acompanhamento.

Você pode automatizar os e-mails enviados aos clientes usando modelos fáceis de entender e atraentes para ajudá-los a enviar a revisão.

Você também pode considerar incentivar os clientes para sua próxima compra com um desconto ou códigos de cupons que não só devem ajudá-lo a obter um testemunho, mas também obter um cliente retornando à sua loja de comércio eletrônico.

Existem muitas maneiras de usar esses testemunhos, como usá-los em seus posts de blog, Landing pages, home pages ou até mesmo em sua página de checkout.

Considere a publicidade PPC

PPC refere-se ao Pay Per Click, que é um tipo de marketing onde as empresas pagam por cada clique que seu anúncio recebe.

Investir em anúncios de PPC vai ajudá-lo a medir se as campanhas de marketing estão funcionando bem para você e além disso, se estão ajudando a gerar mais tráfego para sua loja online.

A publicidade PPC mais utilizada é a Search Engine Advertising e o software PPC mais popular é o Google AdWords.

Ele permite criar anúncios de marketing que serão exibidos no Mecanismo de Busca do Google, bem como colocar seus anúncios em um procedimento de leilão.

Você precisará dar lances em uma palavra-chave e os anúncios são escolhidos com base nos valores do lance e na pontuação de qualidade do anúncio.

Você pode vincular as análises da sua loja ao Google AdWords para medir a atividade de seus clientes depois que eles clicarem no anúncio do Google.

No entanto, em anúncios de PPC, você precisa garantir uma improvisação contínua de suas campanhas publicitárias mantendo uma verificação regular dessas campanhas e garantindo que o dinheiro do clique que você gasta esteja sendo usado sabiamente para gerar mais tráfego, bem como impulsionar suas vendas.

Agora que você já sabe das razões comuns que contribuem para a diminuição das vendas online, aqui estão algumas maneiras de aumentar as vendas de comércio eletrônico em suas lojas.

Construa a confiança de sua marca para fazer o e-commerce vender mais

Confira algumas das táticas que você pode usar para construir confiança entre os clientes sobre sua marca:

  • Melhore a qualidade de seus produtos. Venda o que a descrição do seu produto diz. Desse modo, você está indicando que é honesto com seus clientes.
  • Além disso, mantenha os clientes engajados em suas páginas de mídia social. Você pode realizar webinars, gravar vídeos ao vivo do seu armazém/escritório e iniciar sorteios. Todas essas atividades ajudam você a engajar seus clientes.
  • Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário em seus blogs, páginas de mídia social, site. Estes podem ser depoimentos de seus produtos ou tweets de seus usuários que tiveram uma experiência maravilhosa comprando de sua loja virtual.
  • Peça aos usuários que forneçam uma revisão honesta do seu serviço em sites de revisão, bem como classificação.
  • Escolha uma hospedagem confiável para o comércio eletrônico otimizado para tempos de carga rápidos.

Defina seus preços direito para fazer o e-commerce vender mais

Agora que você construiu alguma confiança, as pessoas visitarão sua loja online. É hora de definir as cotações certas para que essas pessoas possam comprar na sua loja.

Saiba mais sobre o custo que outras lojas estão cobrando pelo mesmo produto.Troque seu atacadista se estiver vendendo o produto por um custo maior. Você pode ter que pesquisar no mercado para isso, mas vai valer a pena a longo prazo

Considere diminuir os preços de envio ou fornecer frete grátis se as pessoas gastarem mais de um valor específico em sua loja.

Crie uma Proposta de Venda Única

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O que faz você se destacar do resto das lojas online?
  • Qual é o custo do seu produto?
  • Como é a qualidade do produto?
  • Que tipo de atendimento ao cliente você oferece?

Agora capitalize esses pontos. Às vezes você nem percebe o que é o seu diferencial.

Se esse for o caso, visite os sites de revisão e veja o que seus clientes estão escrevendo sobre você e quais palavras-chave eles estão usando.

Estas são as palavras-chave que descrevem seu serviço para o seu público. Use-os em seu material de marketing, pois são as palavras do seu negócio.

Usabilidade

Você só tem 15 segundos para chamar a atenção do usuário. Se você não pode, você perdê-los. Isso é chamado de regra de 15 segundos de usabilidade site.

A segunda regra mais importante de otimização da taxa de conversão (CRO) é a regra de 3 cliques.

Ela diz que um usuário do site deve precisar de apenas três cliques para chegar à página de checkout. Certifique-se de otimizar seu site de acordo com suas necessidades.

Ofereça um serviço excepcional ao cliente para fazer o e-commerce vender mais

As pessoas são mais propensas a comprar das empresas que resolvem as reclamações dos usuários de forma eficiente. É por isso que sua loja deve oferecer um atendimento efetivo ao cliente aos seus clientes. Você tem algum trabalho a fazer:

  • Adicione a opção Chat ao vivo à sua loja de comércio eletrônico.
  • Permita que os chatbots respondam a maioria das perguntas que as pessoas fazem. Isso diminuirá o número de conversas que você tem que responder manualmente e aumentará o número de pedidos que você recebe.
  • Envie mensagens de e-mail personalizadas para seus clientes e responda imediatamente em caso de reclamações
  • Use suporte telefônico 24 horas por dia, 7 horas por dia, 7 anos, pois pode aumentar o fator de confiança para sua loja.

Diminuir os tempos de envio para fazer o e-commerce vender mais

O que as pessoas fazem quando não recebem suas ordens a tempo? Eles têm algumas opções.

Eles podem cancelar seus pedidos, cobrar de volta seus cartões de crédito, bem como postar uma avaliação negativa sobre a loja de comércio eletrônico.

No comércio eletrônico, os tempos de envio desempenham um papel importante nas classificações da sua loja.

Você deve garantir que você despacha ordens em tempo rápido. Além disso, você pode reduzir o número de entregas atrasadas por:

Fornecimento de frete grátis. Seus clientes devem ter a opção de escolher o tipo de envio que desejam. Se eles querem um transporte mais rápido, eles devem pagar mais por isso. Caso contrário, eles podem sempre optar pela opção de frete grátis.

Conclusão sobre como fazer um e-commerce vender mais

Isso é tudo que você precisa saber sobre como fazer seu e-commerce vender mais. Discutimos tudo, isto é, desde o baixo tráfego até a proposta de valor único.

Então, basta lembrar que aumentar o número de pedidos que você recebe em suas lojas e-commerce é um processo gradual.

Você não verá uma mudança em um dia ou dois. No entanto, você verá um aumento significativo no volume de pedidos da sua loja se você seguir as dicas que mencionamos no artigo e permanecer dedicado à sua loja.

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente e um layout moderno para o seu e-commerce.

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