UX Design é a bola da vez: fique por dentro das tendências
O Design UX é sem dúvidas uma maneira de se aproximar dos visitantes, sua aplicação consiste na criação de conteúdos com o foco nos usuários. Estratégias como a aplicação dos fatores EAT, conteúdo direcionado e uma excelente experiência geral da página são os diferencias para quem almeja se destacar com UX.
design ux agencia

UX Design é a bola da vez: fique por dentro das tendências

UX (User Experience) ou Experiência do Usuário não é um conceito novo, mas é mais importante do que nunca.

Para quase todas as empresas, em quase todos os mercados, seja você lançando um aplicativo ou um site altamente interativo, o UX é um aspecto fundamental para fornecer experiências perfeitas ao usuário.

UX, uma vez uma preocupação de nicho, tornou-se oficialmente a bola da vez.

Simplificado, o UX é uma abordagem que permite que seus usuários naveguem pelo seu site ou aplicativo sem confusão e com facilidade, proporcionando uma experiência suave de sua marca.

Combina elementos de design, psicologia, pesquisa, tecnologia e negócios para proporcionar a melhor experiência para o usuário.

A importância do UX não deve ser subestimada. Cerca de 30% das pessoas não retornarão a um site após uma experiência de usuário ruim e esse número só aumentará.

Seja você uma empresa grande, média ou pequena, a User Experience deve ser um fator importante no seu processo de design.

O que é UX: uma definição

UX é a capacidade do usuário de navegar em seu site, aplicativo ou dispositivos — e considera os pensamentos, sentimentos e emoções que eles têm durante a experiência.

É uma maneira de projetar focada no ser humano, liderada pela pergunta: como as pessoas vão interagir com meu site ou aplicativo? É fácil navegar? Posso encontrar o que eu quero? Ele carrega rápido? A linguagem é digerível?

O termo UX existe desde os anos noventa, cunhado por um cientista cognitivo da Apple, Don Norman. Norman diz que o objetivo principal do UX é atender às necessidades exatas do cliente.

UX fica no ponto ideal entre tecnologia, pessoas e negócios. Entender o usuário final, construindo empatia através da pesquisa do usuário, entendendo os objetivos dos negócios, destacando o valor e o uso de cada recurso e entendendo a tecnologia, para usar as melhores ferramentas para criar projetos eficazes e eficientes para seus usuários finais.

Por que Design UX importa

Em termos simples, o UX economiza tempo, dinheiro, mas também o esforço da sua organização em todas as etapas do processo de design, e traz valor a longo prazo para o seu negócio.

Embora o UX seja frequentemente atribuído a sites, ele também pode se candidatar a aplicativos, ou qualquer tipo de produto ou serviço que evoca uma determinada experiência.

Quais são os fatores que afetam a experiência do usuário? Simplificando, o UX aborda quatro perguntas-chave:

  • É fácil de usar?
  • Tem uma pequena curva de aprendizado?
  • É eficiente?
  • É intuitivo?

Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a descobrir o que é mais importante para o seu negócio.

Qualquer que seja a sua razão para olhar para a UX se seus custos de manutenção mais baixos, um grande retorno sobre o investimento ou uma mentalidade centrada no usuário, há uma série de benefícios.

Obter design e UX certo é fundamental para o sucesso dos negócios, mas as empresas nem sempre valorizam sua importância e negligenciam o design gráfico para se concentrar em tarefas de negócios. Independentemente de como sua empresa otimiza o UX, não há dúvida de que é importante em todos os seus projetos.

Humanização

A conexão emocional é outra ferramenta poderosa no arsenal UX, mesmo as pessoas mais lógicas e racionais podem ter impulsos por emoções, é o que nos faz humanos.

As emoções são usadas em UX o tempo todo e influenciam incrivelmente o bom design quando usadas corretamente. Entender como usar o design emocional no UX é importante para se destacar.

Muitas pessoas tendem a pensar que o design é como algo parece, o revestimento, o exterior, mas na verdade, é igualmente importante que funcione bem.

Design também é sobre como ele funciona, não apenas como ele se parece.

Entender o UX é definitivamente uma habilidade importante para ter dentro da sua empresa, por isso, mesmo que você não contrate um especialista, é sempre bom ter alguém em sua equipe que recebeu treinamento de design UX que terá as habilidades, experiência e confiança necessárias para mergulhar nas tarefas difíceis deste campo exigente.

Um bom design UX pode ter uma gama de recursos, mas alguns dos básicos que estão sempre presentes são:

  • Confiável (funciona como deveria funcionar?)
  • Conversacional (o tom de voz está correto?)
  • Encorajador (é uma melhoria em algo que já existe?)
  • Fluido (é intuitivo e fácil de usar?)
  • Utilitário (faz seu trabalho de forma rápida e eficaz?)
  • Compartilhável (você pode compartilhá-lo facilmente?)

A diferença entre UX e UI

UX vs UI são muitas vezes confundidos, mesmo por profissionais do setor e. Então, qual é a diferença entre a Experiência do Usuário (UX) e a Interface do Usuário (UI)?

Para simplificar demais, UX é como alguém se sente sobre seu design, seus pensamentos e sentimentos, enquanto UI é como eles interagem com ele, suas características e funções.

Muitas pessoas o veem como UX vs UI, mas na verdade é UX & UI. Eles são parentes, não se opõem.

Define-se o UX como uma primeira maneira humana de projetar, enquanto a interface do usuário é o primeiro recurso. UX é uma viagem, enquanto ui é o destino da viagem.

UX e UI devem fazer parte de um processo de design bem-sucedido, pois atendem a diferentes necessidades e desejos, por isso entender a importância de ambos é vital para projetar o melhor produto para seus usuários.

Aplicação de UX

A implementação do UX por um designer às vezes pode ser esquecida, e nem todos seguem os princípios de design do UX, por isso é essencial entender o tipo de tarefas que um designer  conduz. Obviamente, cada designer e empresa é único, mas vamos olhar para alguns exemplos gerais de quais tarefas um designer de UX faz.

  • Realização de pesquisas de usuários: isso ajudará o designer UX a aprender sobre os usuários, seus objetivos, bem como necessidades, motivações e comportamentos.

Com base na pesquisa, o designer cria personas para identificar os principais grupos de usuários, o que ajudará o design do produto.

  • Arquitetura da informação (IA): usando a pesquisa de personas, a arquitetura da informação é a estrutura do design — isso vem na forma de navegação, categorizações e hierarquias de informação.
  • Wireframes: estes são então feitos a partir dos estágios acima e utilizamos para obter algum feedback inicial, para criar, como o nome sugere, um esqueleto ou wireframe do produto acabado.
  • Prototipagem: se os wireframes são equivalentes às plantas, então os protótipos são os modelos 3d; eles darão uma representação muito mais precisa do produto final.
  • Teste de produto: isso ajuda os designers a encontrar e corrigir quaisquer problemas potenciais durante a interação do usuário com o design. O que geralmente é feito pessoalmente para ajudar a medir o comportamento.

Colocar o UX em prática e aplicá-lo em um site não precisa ser uma tarefa difícil. Na verdade, muitas plataformas de construção de sites incorporam um nível de UX em suas ferramentas. Mas se você tem o orçamento, contratar um especialista em UX é sempre uma boa ideia.

Obtenha ajuda especializada para ter um design UX

A UX pode fazer ou quebrar um negócio, especialmente com mercados tão competitivos e saturados. Nunca foi tão importante garantir que você tenha esse aspecto de design certo.

O mundo do design UX é vasto e complexo, mas com a ajuda do especialista certo você pode revolucionar seu site, design e negócios. Designers inteligentes entendem a importância de desenvolver UX e UI vencedores.

É responsabilidade de um especialista em UX apresentar ideias que aumentem a usabilidade de um site. É trabalho desse profissional garantir que todo o conteúdo disponível seja pertinente, relevante, bem como valioso – caso contrário, qual a razão que os usuários teriam para interagir com ele?

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente e um layout moderno para o seu site.

O nosso foco principal é oferecer para empresas em todo o mundo soluções eficazes, isto é, parar gerar visibilidade na internet.

Nossa agência elabora estratégias de SEO, bem como de posicionamento de marca para empresas multinacionais, de grande, médio e pequeno porte, todos os projetos são importantes para nós.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO