Marketing Digital: Principais conceitos
O Marketing Digital é o meio pelo qual pessoas e negócios se comunicam e vendem seus serviços ou produtos de forma efetiva e abrange diversas estratégias, confira no artigo os principais conceitos de marketing digital.
marketing digital principal conceitos

Marketing Digital: Principais conceitos

O Marketing Digital chegou (e já faz tempo) para ficar. Muitas pessoas, ao contrário do que se pensa, não estão utilizando o meio online somente para se divertir.

Uma grande maioria está utilizando essa imensa ferramenta como meio de obter algum tipo de renda ou mesmo para manter-se conectado ao mercado de trabalho. E o Marketing Digital é o conjunto de estratégias que visam despertar interesse, criar uma marca e se aproximar de seu público-alvo.

Mas será que essas pessoas que estão navegando pela internet realmente compreendem os principais conceitos de marketing digital que são fundamentais para uma maior compreensão de como funciona esse meio?

De acordo com pesquisas da “We Are Social”, há mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais da internet.

Sendo que só no Brasil cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados.

Você conhece a grande quantidade de termos que são utilizados no marketing digital?

Nesse artigo você encontrará um glossário sobre o tema e, assim, não ficará mais perdido no ambiente online da próxima vez.

E se você pretende começar empreender pelas mídias sociais esse é um ótimo passo para começar a empreender de uma maneira correta.

Primeiramente, o que é marketing digital?

Embora seja uma pergunta meio exagerada, muita gente, mesmo os que trabalham no meio, nunca pararam um pouco para pensar o que realmente significado de marketing digital. Então, para começar no início, vamos entender melhor o termo.

De uma maneira bastante sucinta marketing digital é simplesmente um conjunto de estratégias que são utilizadas no ambiente online com o objetivo principal de atração.

Ou seja, é um conjunto de ações otimizadas para facilitar a comunicação de uma mensagem, seja com propósitos comerciais ou não.

Portanto, se está interessado em adentrar nessa fronteira e não se sentir bombardeado por termos desconhecidos, esse artigo te trará alguns conceitos e dicas de marketing digital que você precisa conhecer e assim não ficará perdido da próxima vez e também fará um grande sucesso nas redes sociais.

Vamos começar?

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das mais famosas ferramentas utilizadas no mundo digital por empresas.

São disparados e-mails para os clientes e assim gerar tráfego.

Ela é utilizada para gerar tráfego para um site através de vários recursos, principalmente com a utilização de estratégias de inbound marketing para interagir melhor com o seus clientes, estreitando o relacionamento com ele, e assim conseguir um maior número de vendas.

Com essa estratégia de marketing é possível realizar campanhas voltadas para um público-alvo e analisar seu sucesso ou não através da análise de certas métricas, como taxa de abertura, CTR, entre outras.

SEO

SEO que significa Search Engine Optimation, é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital.

SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página na internet, permitindo assim, que seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo, e melhor rankeado.

As técnicas de SEO são imprescindíveis para tornar o seu site mais amigável, gerando dessa forma, mais tráfego de maneira orgânica.

Existem duas técnicas de SEO: tráfego orgânico e o tráfego pago.

No tráfego orgânico a principal vantagem é que não tem nenhum custo na internet. São visitas que você conquista no seu site sem precisar investir em compras de e-mails ou anúncios.

São usuários que entram em seu site após fazer uma procura no Google. Porém, poderá ter o curto com a produção de conteúdo e/ou aplicação das técnicas adequadas para obter um bom resultado, também é necessário se dedicar utilizando as técnicas de SEO.

Estar nos primeiros resultados de forma orgânica faz seu site ter credibilidade, pois você conseguiu estar na primeira página no mecanismo de pesquisa sem precisar pagar. Mais de 70% das pessoas clicam em resultados de pesquisa logo na primeira página.

Já o tráfego pago, como o nome já mesmo diz é necessário um investimento com anúncios publicitários em plataformas específicas e o resultado já é garantido.

Você consegue posicionar o anúncio do seu site em uma posição de maior destaque nos resultados do Google. Isso é feito por meio de anúncios criados no Google Adwords, uma plataforma criada pelo próprio google.

No tráfego pago, você paga por cada clique. Quando alguém buscar no Google as palavras-chave pela qual você pagou no anúncio escolhido, seu site estará na primeira página.

Mas, além disso você precisa se preocupar com a qualidade do seu site e do conteúdo apresentado, pois não adianta nada seu site estar na primeira pagina e o cliente não ficar nem 2 minutos, porque se o cliente entrar e logo sair do seu site, o Google pode entender que o seu site não é tão bom e vai abaixando-o na página e seu investimento será em vão. É assim que funciona o Google Adwords.

Ele também permite que você faça testes para as chamadas e textos para que possa descobrir qual tipo apresentará um desemprenho melhor.

Além disso, o seu conteúdo tem que ser bom, com uma estratégia definida, afinal existem milhares de sites e blogs que oferecem conteúdos e informações semelhantes aos que você oferece. A vantagem do tráfego pago é que o resultado de cliques para o seu site é garantido.

Inbound marketing

O Inbound marketing são várias ações utilizadas pelo marketing digital com a intenção de conquistar o interesse das pessoas de maneira permissiva.

Ou seja, diferentemente do marketing tradicional que estamos acostumados, outbound marketing, que utiliza canais de TV, telemarketing, entre outros meios mais invasivos, o inbound marketing trabalha com estratégias mais sutis de geração de leads que chegam ao seu site por livre e espontânea vontade.

O carro chefe nessa estratégia é a atração e não a coação.

Sendo que é uma das formas de marketing online com maiores resultados e melhor custo benefício.

SEO

SEO que significa Search Engine Optimation, é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital.

SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página na internet, permitindo assim, que seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo, e melhor rankeado.

As técnicas de SEO são imprescindíveis para tornar o seu site mais amigável, gerando dessa forma, mais tráfego de maneira orgânica.

 Lead scoring

O lead scoring é uma técnica utilizada no inbound marketing para monitorar de forma estratégica quais são os leads com maior potencial de acordo com interesse da empresa.

É uma forma automática de qualificar os melhores leads de forma que a empresa possa, a partir de então, utilizar técnicas de atração segmentadas. Ou seja, utilize estratégias direcionadas ao público certo para conseguir gerar mais negócios.

No mercado, há várias ferramentas que auxiliam na automatização de recursos para descobrir quais são os melhores leads para o seu negócio, ajudando a descobrir o quanto cada um deles está interessado em seu produto ou serviço.

Com as informações corretas em mãos basta investir em conteúdos estratégicos para ganhar mais um cliente.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é um dos mais famosos da internet.

É a principal ferramenta utilizada pelo marketing digital para atrair mais leads, isso através de conteúdos ricos, relevantes e que envolvam o usuário, de forma que esse acabe se interessando pelo que você tem a oferecer. É uma das estratégias de inbound marketing mais eficientes para criar uma interação do cliente com sua marca.

 Automação de marketing

Quando falamos em automação, logo pensando na substituição da mão de obra humana por máquinas, né?

Mas no marketing digital não é bem isso que o termo diz.

Automação de marketing quer dizer a utilização de softwares para auxiliar uma equipe de marketing para automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil.

Na realidade, é uma forma de auxiliar a otimização de recursos que potencializem a eficiência dos resultados esperados, isso juntamente com outras estratégias marketing.

Métricas

Existem várias métricas no marketing digital que podem ajudá-lo a analisar os resultados de maneira que você possa avaliar se suas estratégias estão gerando lucro ou não.

Como por exemplo:

  • CAC: Custo por Aquisição de clientes (Utilizada para avaliar quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente para empresa).
  • LTV: Lifetime Value of Customer (Valor de tempo de vida de um cliente).
  • CTR: Click Through Rate (serve para analisar a taxa de cliques em seu anúncio).
  • KPI: Key Performance Indicators- Indicador-chave de performance (métrica utilizada para acompanhar como anda o desenvolvimento das ações que estão sendo utilizadas e se elas estão atendendo os objetivos propostos).
  • ROI: Return on Investiment (Analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito pela empresa com suas estratégias de marketing).

Keywords

Keywords ou palavras-chave é uma forma de fazer SEO onde são colocadas palavras estrategicamente escolhidas em certos conteúdos com a intenção de gerar tráfego.

As palavras-chaves são uma das responsáveis pelo rankeamento de sua página pelos motores de busca.

AIDA

A sigla AINDA significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

É um conceito utilizado pelo marketing digital para analisar como o ser humano se comporta diante de uma determinada situação e como aproveitar esse comportamento para elaborar determinadas estratégias de marketing que atraiam e gerem maior conversão de acordo com os interesses de ambos.

Através dessa análise é possível, por exemplo, otimizar uma página de acordo com o perfil do público-alvo que se deseja atrair.

Está pensando em começar a usar a tecnologia ao seu favor?

Entrar no mundo digital e fazer o seu negócio crescer?

Sim, você consegue! E não é nada difícil, basta entender como anda o marketing digital, saber usar as regras do SEO e temos certeza que o seu empreendimento fará muito sucesso.

Quer saber mais sobre como fazer isso se tornar realidade? Continue lendo esse artigo.

Alcançar o seu objetivo nas mídias sociais não acontece do dia para a noite, mas para um bom empreendedor que almeja alcançar bons resultados precisa superar os desafios da atração e da retenção de clientes de forma correta.

Alguns empreendedores tem vários produtos e serviços, mas as vezes não sabem divulga-los da forma correta.

Tentar improvisar ou ser agressivo demais em suas palavras são atitudes que mais atrapalham do que ajudam.

Sempre planeje e organize ideias.

Com certeza você já deve ter tomado alguma decisão quando estava nervoso e aquilo não caiu legal mais tarde, ou até mesmo se arrependeu né?

A falta de planejamento acontece também no marketing digital. Além disso, atrapalha quem deseja escalar a empresa.

Agir por impulso pode resultar em fracasso e sem sucesso. Por isso, você precisa sempre organizar suas ideias, ter um planejamento mensal, semestral ou até mesmo anual para que nada saia fora dos trilhos.

Você pode reunir o orçamento financeiro e a mão de obra disponível para o seu planejamento ser bem sucedido.

Existem vários tipos de marketing que você pode aplicar em sua empresa para que ela cresça no mundo digital.

Uma delas é o marketing sazonal. Ele é uma ótima oportunidade para aproveitar determinadas épocas do ano e faturar bem mais.

Dessa forma, faça sempre um planejamento de campanhas que aproveitam a sazonalidade do mercado, como datas comemorativas ou a Black Friday.

Além disso, sempre é bom entender o seu público-alvo ou até mesmo a sua persona.

Sempre adote também uma linguagem voltada para o seu público. Se o seu empreendimento for voltado para educação como escola, é essencial adotar uma linguagem adequada e fazer parcerias com influenciadores dessa área, postar vídeos dos alunos, professores, festas comemorativas que fizeram na escola, e entre outros.

Um dos pontos fortes que você precisa entender é que você precisa conhecer mais sobre as dores e desejos da sua persona.

Mas, qual a diferença entre público-alvo e persona?

O público-alvo você conhece a pessoa por cima, como por exemplo “a faixa etária das mulheres que me seguem são entre 20 a 40 anos, moram em São Paulo e tem um salário de 4 a 10 mil reais por mês.”

Já a persona, ela é diferente. Você a conhece por inteira, o nome, o sobrenome, a idade, quantos filhos tem, o valor exato do salário, as suas dores e desejos.

E como fazer pesquisa sobre a persona?

Existem dois tipos de pesquisa que você pode fazer.

– Pesquisa Direta: (leads, clientes, mercados, online)

– Pesquisa Indireta: (Facebook, google analytics, linkedin)

A persona é uma ficha com nome, foto, desafios do dia a dia. Como se fosse uma mini biografia. E elas são parte do seu time de marketing.

Mídias sociais para investir:

Criação de blog, canal no Youtube, página no Instagram e Facebook são ótimas ideias. Portando, tenha foco em seu planejamento e nunca desista ao encontrar dificuldades.

Estabeleça metas

Objetivos precisam ser alcançados. Por isso, você precisa determinar metas, assim você consegue estabelecer o melhor caminho e propor maneiras para alcançá-las. 

É possível, por exemplo:

  • estipular um aumento mínimo das vendas de X% em nos próximos Y meses;
  • reduzir os custos produtivos em X% até o final do segundo trimestre;
  • diminuir a taxa de churn em X% no próximo ano;
  • investir R$ X no treinamento de colaboradores.

Para você não ficar perdido, sempre documente o que foi determinado para que você consiga ver o seu crescimento.

Utilize as redes sociais

O Brasil é o país com o maior número de usuários de redes sociais da América Latina, segundo uma pesquisa da agência eMarketer.

Então, esse estudo mostra que fazer uma boa gestão usando as redes sociais significa abrir um mundo de novas oportunidades, a fim de escalar o negócio digital.

A rede social aproxima muito o cliente da empresa, criando um vínculo de comunicação prático e rápido. Com uma simples pesquisa do seu empreendimento no Instagram, uma pessoa pode achar os produtos e serviços que deseja e atende suas necessidades.

Postagem de conteúdos, stories no Instagram ou até mesmo vídeos no Youtube fazem com que os consumidores conheçam mais sobre a marca, assim fazendo ter desejo de compra.

Esteja sempre presente nas redes sociais em que a sua persona mais utiliza e sempre mantenha elas atualizadas. Não crie contar em todas as redes sociais para você não ficar perdido.

Poste conteúdos que agrega o valor dos seus seguidores, bombardeando o feed de notícias com várias postagens ou propagandas não é muito legal.

Mantenha-se ligado

O mundo do mercado digital muda em um passe de mágicas. Uma solução de sucesso hoje pode não funcionar mais amanhã e perder o lugar para algo melhor e inovador. Por isso, você precisa acompanhar tudo o que acontece em sua volta todos os dias e sempre estar ligado para não perder as novidades.

Fazer um curso de marketing, ler livros e ir em eventos e feiras digital são dicas que você não pode deixar de fazer. Além de aprender com as mentes empreendedoras de sucesso, você conhece novos profissionais e melhora o seu networking.

Você pode conhecer pessoas para fazer parcerias e assim crescerem juntos.

Tráfego Orgânico

Se você é novo no mercado digital e ainda não quer investir muito em anúncios pagos ou ainda não tem um site, o ideal é criar uma rede social e se cadastrar no Google Meu Negócio. A ferramenta permite que você indique telefone, endereço, horário de funcionamento para assim aumentar a chance de ser encontrado.

Mas, se você já tem um site e mesmo assim ainda não quer investir, é possível você ter o Tráfego Orgânico.

O que é o Tráfego Orgânico? É um conjunto de visitas ao seu site conquistadas de forma espontânea, sem anúncios.

Você consegue isso mantendo boas práticas de SEO e também com uma versão mobile.

Tráfego Pago

No tráfego pago, você paga por cada clique. Quando alguém buscar no Google as palavras-chave pela qual você pagou no anúncio escolhido, seu site estará na primeira página. Mas, além disso você precisa se preocupar com a qualidade do seu site e do conteúdo apresentado, pois não adianta nada seu site estar na primeira pagina e o cliente não ficar nem 2 minutos, porque se o cliente entrar e logo sair do seu site, o Google pode entender que o seu site não é tão bom e vai abaixando-o na página e seu investimento será em vão. É assim que funciona o Google Adwords. Ele também permite que você faça testes para as chamadas e textos para que possa descobrir qual tipo apresentará um desemprenho melhor.

Além disso, o seu conteúdo tem que ser bom, com uma estratégia definida, afinal existem milhares de sites e blogs que oferecem conteúdos e informações semelhantes aos que você oferece. A vantagem do tráfego pago é que o resultado de cliques para o seu site é garantido.

Nas redes sociais, você também consegue fazer o tráfego pago para conseguir mais seguidores no Facebook ou no Instagram. Você pode escolher sua persona, escolhendo o sexo, idade, status de relacionamento, profissão, localização. Uma outra vantagem é poder mensurar por meio de métricas o seu retorno com o público.

O tráfego pago não é ilegal e a prática de pagar algum anúncio para dar destaque em seu site ou em sua rede social é legal. Logo, o tráfego pago é permitido. O ideal é procurar sempre uma agência de marketing digital para que você consiga bons resultados em seu site ou sua rede social, tanto no tráfego orgânico como no tráfego pago.

Confie na sua equipe

Empreendedores no começo costumam acumular funções e fazer todas em excesso. No começo, as campanhas de marketing, coordenação financeiras, desenvolvimento dos produtos ficam sob a responsabilidade de uma pessoa só.

Mas, conforme o seu negócio cresce, essa situação se torna impossível por conta do aumento de demandas e exige mais esforço e empenho. Se você querer sempre trabalhar sozinho você terá um grande problema futuramente.

Por isso, é essencial formar um time de pessoas responsáveis, que atuam sob os mesmos ideais e objetivos do que você. Contrate profissionais experientes e não se esqueça de contar com jovens talentos também.

Mostre que você é um líder que empodera a sua equipe, permitindo que cada um tenha a liberdade necessária para fomentar a melhoria dos processos e participar ativamente do dia a dia do negócio.

Monitore resultados

As dicas anteriores são fundamentais para escalar o negócio. Porém, os resultados positivos podem demorar a surgir. Quem não acompanha o desempenho da equipe de trabalho de perto fica perdido a longo prazo.

Você nunca deve deixar de monitorar tudo o que acontece. O uso de indicadores é algo necessário para metrificar a performance de cada setor. Dessa maneira, defina os critérios a serem considerados e monitore-os sempre.

Nessas horas, é possível criar uma rotina.

Fazer a empresa crescer e atender aos desejos dos consumidores com qualidade são os principais objetivos de muitos empreendedores. Por mais que surjam imprevistos e problemas, você nunca pode desanimar.

Foque no seu produto

O desenvolvimento de um produto digital não acontece do dia para a noite. Grandes sucessos do mercado demoraram muito tempo para surgirem e não há nada de errado nisso. 

Dessa forma, durante toda a sua trajetória, você deve direcionar todos os seus esforços para melhorar o seu curso de empreendedorismo.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO