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O Guia Atualizado Sobre Penalidades do Google na Busca Paga e Orgânica

As penalidades do Google podem ser muito assustadoras. Perder sua boa colocação no mecanismo de busca, juntamente com seu tráfego e receita pode ser algo devastador.

E não são apenas as penalidades manuais do Google que você precisa ter cuidado. Além delas, as atualizações de algoritmos também podem reduzir as métricas do seu site.

É por isso que hoje vamos explicar em detalhes como essas penalidades funcionam e como você pode se recuperar delas o mais rápido possível.

Vamos começar!

Tipos de penalidades do Google

Como mencionamos anteriormente, as penalidades manuais do Google e as penalidades de algoritmo (os Filtros de Algoritmo) são duas coisas completamente diferentes, e cada caso requer abordagens de remediação diferentes.

Conheça cada uma delas:

Penalidades manuais do Google

Essas penalidades podem afetar todo o seu site ou certas seções/páginas. A maioria dessas penalidades derivam-se da otimização excessiva ou de comprar links de baixo orçamento de baixa qualidade.

De fato, certos nichos, como o farmacêutico e o de jogos, são tão competitivos, que esses links tóxicos são comprados como parte de “ataques de SEO negativos”. O lançamento destes geralmente ocorre para forçar o Google a penalizar manualmente o site de seu concorrente.

Ataques de SEO negativos não são tão comuns na maioria dos nichos, uma vez que não há envolvimento de tanto dinheiro e os algoritmos que governam esses nichos não são tão punitivos ou fáceis de desencadear.

De qualquer forma, é por isso que você só deve comprar links de alta qualidade e de profissionais comprovados.

As penalidades manuais não são permanentes, mas isso também significa que o Google não vai devolver seu #1 lugar nos SERPs só porque você corrigiu o problema.

Em vez disso, espere recuperar lentamente suas classificações com copys sólidas de SEO e construção cuidadosa de links.

Penalidades algorítmicas

As penalidades algorítmicas são, tecnicamente falando, desvalorizações algorítmicas, e não penalidades reais emitidas individualmente pelo Google.

O efeito é certamente negativo, porém, e é por isso que eles são muitas vezes referidos dessa forma.

O Google lança atualizações para seus algoritmos e às vezes eles podem “desvalorizar” sites, o que significa que eles podem saltar da Página 1 para a Página 3 nos SERPs do dia pra noite, limitando assim severamente sua visibilidade e tráfego.

Estes podem ser particularmente complicados de remediar porque cada atualização traz todos os tipos de mudanças que dificultam descobrir por que as classificações mudam tão dramaticamente.

Geralmente são necessários pelo menos alguns meses depois que os SEOs são capazes de montar um padrão que estabelece o que a atualização algorítmica procurou corrigir.

Aqui está uma atualização algorítmica que você pode se lembrar:

Em 2018, uma grande atualização foi lançada, comumente referida como a “Atualização Google E-A-T”, uma vez que se concentrou fortemente em suas Diretrizes de Taxadores de Qualidade. Esta atualização contou com grandes mudanças de ranking em vários nichos.

Google Penalties (Penalidades) – Google E-A-T

Sites de finanças, bem-estar e saúde,  bem como sites na indústria farmacêutica, viveram as maiores mudanças na época, e foi apenas alguns meses depois que os SEOs perceberam o que aconteceu.

Acontece que as diretrizes de Perícia, Autoridade e Confiabilidade (E-A-T) do Google foram atualizadas e seus algoritmos mudaram para refletir isso. Muitos sites falharam em fornecer fontes autoritárias e confiáveis apoiadas por especialistas em suas áreas e por isso perderam a colocação acumulando penalidades no buscador.

O Google entendeu que esses sites poderiam afetar tremendamente a vida das pessoas e que adicionar controles de qualidade mais rigorosos era do melhor interesse de seus usuários.

Muitos outros viram seu site saltar da página 2 até os primeiros lugares nos SERPs. É por isso que é impreciso chamá-los de penalidades (uma vez que as pessoas certamente se beneficiaram dessas mudanças no passado).

De certa forma, é meio que uma loteria toda vez que uma grande atualização é lançada. O melhor que você pode fazer é aderir a rigorosos padrões de qualidade de conteúdo, e você deve estar seguro.

Como verificar as penalidades do Google

Descobrir se seu site recebeu punições manualmente (ou punido por atualizações recentes de algoritmos) requer duas ferramentas gratuitas:

  • Google Search Console, e
  • Google Analytics

Depois de configurar o Google Search Console, dirija-se ao menu “Ações de Segurança e Manual”.

Em seguida, clique em “Ações Manuais”

Qualquer penalidade manual que o Google possa ter imposto em seu site será listada lá. Senão, você deveria ver esta mensagem.

Em seguida, vá até o painel do Google Analytics e verifique duas vezes se seu código de rastreamento está funcionando corretamente.

Muitos empresários fazem login em seu painel, veem que seus números caíram, e o pânico se instala logo pensando que sofreu alguma penalidade.

No entanto, um erro no script de rastreamento de dados do Google Analytics pode estar impedindo que todos vejam dados reais de tráfego.

Verifique os dados de tráfego orgânicos em seu relatório do Google Analytics e verifique duas vezes se há quedas drásticas de tráfego para ter certeza de que há um problema real nos dados que você está recebendo.

Algumas ferramentas também permitem que você veja se suas classificações para qualquer número de consultas foram todas para baixo e confirmar ainda mais que algo aconteceu.

Se você notar uma queda no tráfego, apesar de não ter penalidades manuais impostas ao seu domínio, então você provavelmente está experimentando uma mudança de algoritmo que o afetou negativamente.

Se o painel e os dados de tráfego confirmarem que há uma penalidade manual, aqui está o que você deve fazer em cada caso:

Camuflagem e/ou URLs não relacionadas podem causar penalidades

Você pode usar a opção “Buscar como o Google” no antigo Console de pesquisa ou usar a ferramenta inspetor de URL. Basta colar a URL que está apresentando esses problemas e dar uma olhada no site que o Google está buscando, e compará-la com o original a fim de descobrir se existem urls com penalidades.

Remova quaisquer inconsistências e verifique os redirecionamentos do seu site.  Uma vez corrigidos os problemas de redirecionamento, envie um pedido de reconsideração ao Google e aguarde sua resposta.

Violação do primeiro clique grátis

Esta é outra forma de camuflagem aos olhos do Google, já que você está mostrando ao Google a versão completa de uma página da Web, enquanto os usuários precisam assinar, fazer login ou se registrar para ver a mesma versão que o Google viu.

A correção é bastante simples: edite o que o Google é capaz de ver ou remova a restrição de conteúdo do seu site para que ele cumpra a política “First Click Free” do Google.

Tenha em mente que o Google não está forçando você a dar conteúdo premium, apenas para ser consistente!

Uma vez feito, envie um pedido de reconsideração e aguarde a resposta.

Imagens camufladas

Bastante auto explicativo: se o Google vê uma imagem diferente do que os usuários do seu site veem, então você está camuflando imagens.

Essas penalidades também ocorrem quando os usuários têm um redirecionamento para longe da imagem, ou quando essa imagem se obscurece por outra imagem.

Você pode reverter essas penalidades de forma manual certificando-se de que as imagens exibidas no Google são consistentes com o que seus usuários estão vendo.

A maior parte desse comportamento é bastante intencional, mas caso não seja, verifique duas vezes se seus plugins WordPress não estão ocultando suas imagens ou criando redirecionamentos estranhos.

Site hackeado

Este pode ser um cenário particularmente desagradável. Hackings de sites são, infelizmente, uma ocorrência muito comum. O WordPress e outros CMS podem ser vulneráveis em sua configuração padrão, e cria todos os tipos de oportunidades para conteúdo malicioso e injeções de link.

Corrigir isso requer que você entre em contato com seu provedor de hospedagem e faça com que eles coloquem em quarentena seu site.

Em seguida, você vai querer identificar e corrigir a vulnerabilidade, limpar qualquer conteúdo e links que foram injetados em seu site e solicitar que o Google o revise.

Sugerimos que você siga o guia do Google para este cenário aqui.

Texto oculto – Você pode sofrer uma penalidade, fuja disso

O texto-oculto de palavras-chave é uma estratégia terrível de “otimização”, e pode até ganhar uma penalidade.

Felizmente, a correção é bastante simples:

Certifique-se de que sua cor de texto é completamente diferente do seu plano de fundo, corrija qualquer sequência de frases que se repetem. E por fim, envie uma reconsideração ao Google para que ele revise a penalidade caso tal tenha ocorrido.

Penalidade de spam

Quando você se envolve em múltiplas situações com spam, a correção é limpar seu site e nunca mais participar dessas atividades que sem duvidam causa penalidades em grau menor ou maior.

Isso é facilmente dito, mas quando um site se engajou nessas atividades por tanto tempo, fazê-lo significaria repensar toda a abordagem (e objetivo) de sua estratégia de marketing.

Sugerimos que você dê uma estudada em SEO, através dos outros conteúdos do blog da Agência Colors, para ter uma ideia melhor de como você pode alcançar seus objetivos de negócios de uma maneira mais segura.

Hospedagem grátis de baixa qualidade

Hospedagem gratuita é para se desconfiar e é provável que lhe traga todo tipo de problema, sendo a penalidade manual do Google uma delas.

A correção? Mude seu site para uma empresa de hospedagem paga. Hostgator e muitos outros sites oferecem ótimos preços, especialmente durante a Black Friday.

Conteúdo sem valor agregado

Hospedar toneladas de conteúdo ruim pode causar todos os tipos de problemas, bem como avaliações mal escritas de produtos e conteúdo plagiado. Se o Google notar um padrão, você receberá uma penalidade manual.

A correção pode ser intensiva em recursos: você constrói em cada uma dessas páginas algo que agrega valor aos seus visitantes ou simplesmente se livra delas. Uma vez feito, submeta uma reconsideração.

Spam gerado pelo usuário

Interagir com os usuários do seu site através de comentários é altamente encorajado, mas vem com uma desvantagem grave: Spammers podem tirar vantagem de sua abertura e boa vontade, e abusar de seus canais de comunicação.

Comentários de fórum, páginas de livros de visitas, perfis de usuários e comentários de artigos são todas fontes de spam. Se não for verificado, eles ganharão uma penalidade no Google.

A correção é remover todos esses comentários e perfis e implementar regras rigorosas anti spam.

Comprar links da Fiverr e outras plataformas de freelancer pode custar caro. Não se engane: o SEO blackhat está vivo e bem, e pode ajudar seu site a classificar mais rápido do que você pensou que fosse possível. Mas você deve comprá-los de profissionais comprovados. Caso isso não ocorra, você arrisca ganhar uma penalidade.

Felizmente, essas penalidades estão entre as mais comuns, então são fáceis de derrubar.

Use o Google Search Console para obter uma lista completa dos backlinks do seu site. Uma vez corrigido, envie um pedido de reconsideração.

Se o Google descobrir que você está vendendo links do seu site, você vai se encontrar lidando com essa penalidade.

A correção? Comece removendo links para sites que não têm nenhuma relevância. Ou seja, remova ou modifique esses links e envie uma solicitação de reconsideração.

Apenas tenha em mente que o Google não anulará sua penalidade até que todos os links suspeitos tenham sido tratados. Portanto, não espere remover links 2-3 e assumir que isso irá embora. O Google espera que você aja por boa vontade e cumpra suas regras, mas eles vão verificar novamente.

Conclusão

As penalidades manuais do Google podem ter um tremendo efeito negativo em um site a curto e longo prazo. Felizmente eles são (na maior parte) fáceis de lidar. Assim, essas penalidades manuais do Google estão se tornando cada vez mais raras.

O Google investiu recursos consideráveis em suas soluções e sistemas de Inteligência Artificial, a fim de gerenciar a maioria de suas disputas diárias e resoluções de penalidades de outras maneiras.

Ainda assim, não há razão não para cobrir seus rastros e manter seu domínio limpo no caso de você decidir vendê-lo no futuro. Uma penalidade do Google desvaloriza drasticamente seu ativo, e é algo que você seria inteligente de evitar.

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Sobre o Blog da Agência Colors

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