O que é blog: importância da ferramenta no Inbound Marketing
Nesse artigo vamos explicar para você o que é blog e qual a importância dessa ferramenta para o inbound marketing. Clique aqui e descubra!
o que é blog e sua importância no inbound marketing

O que é blog: importância da ferramenta no Inbound Marketing

O blog percorreu um longo caminho desde sua primeira aparição no final dos anos 1990 até agora. Inicialmente usado como uma plataforma única para compartilhar os pensamentos, sentimentos, bem como opiniões e experiências de uma pessoa – ele costumava ser um diário online com alguns seguidores.

Hoje, tornou-se uma plataforma usada por milhões, e especialmente estratégica para empresas. Mas porque exatamente ele é importante para mundo dos negócios?

Um blog de empresa pode:

  • Melhorar o SEO do seu site (otimização do mecanismo de busca)
  • Aumentar o tráfego para o seu site através de links
  • Consagrar a sua marca como especialista em um campo particular

Ou seja, tornou-se uma ferramenta indispensável para visibilidade das empresas, desempenhando um papel central nas campanhas de imbound marketing das empresas.  Nesse artigo que preparamos, você saberá com mais detalhes o que é um blog e a importância desta ferramenta. Boa leitura!

Por que o blog é importante para empresas?

Para as empresas que estão apenas começando a elaborar uma estratégia de marketing, o blog é uma ferramenta de marketing com uma baixa barreira à entrada, além disso, com um pagamento tangível. Para marcas mais estabelecidas, um blog é uma âncora ideal para uma estratégia de marketing multifacetada.

Ou seja, em qualquer caso, um blog de alta qualidade consistentemente atualizado continua sendo a maneira ideal de impulsionar o tráfego e crescer sua marca. Quando um blog é bem gerenciado, ele aumenta seus leads de entrada de uma maneira importante.

O Google adora um blog relevante, completo, mas também frequentemente atualizado, recompensando com os rankings mais altos aqueles artigos que forem mais bem escritos e responderem a mais dúvidas.

O blog também é a maneira perfeita de estabelecer uma voz de marca, tornando-se assim, reconhecível aos clientes. Além disso, um ótimo blog mostra que sua marca tem personalidade única e é uma referência em determinado nicho.

Além disso, que outra ferramenta de marketing traz leads, tudo sem a necessidade de um departamento de marketing em larga escala ou um orçamento maciço? Aqui estão alguns exemplos concretos da importância do blog a ter em mente:

O blog melhora seus rankings no google

Na verdade, ter um blog em seu site melhora sua classificação no Google em até mais de 400% segundo especialistas na área! Blogs regulares com conteúdo de alta qualidade melhoram ainda mais.

Simplesmente ter um site não é suficiente. O Google recompensa sites que publicam conteúdo consistente e informativo que fornece valor real aos visitantes. Conteúdo recém-atualizado é ainda melhor.

O blog é flexível e complementa sua estratégia global

O blog é adaptável e é o complemento perfeito para as outras facetas da sua estratégia de marketing. Criar um e-book como isca digital para conseguir leads em seu site? Seus posts de blog para os próximos meses podem abordar um tópico do seu e-book, com um CTA chamando para um formulário e baixar o e-book.

Blogs podem ser igualmente úteis como uma âncora para suas atualizações de mídia social. Quando você publicar um novo post no blog que você está animado para compartilhar, vá em frente e faça isso através de seus canais sociais. Você pode descobrir que os leitores clicam em seu blog, leem algumas postagens e retornam à atualização de status do Facebook para comentar com seus pensamentos. Seu público logo aprenderá que você está fornecendo conteúdo útil, divertido e exclusivo em várias plataformas, permitindo que eles se envolvam.

Blogar, criar conteúdo de vídeo e gráficos legais para download, e-mail marketing e atualizar suas redes sociais regularmente são importantes!

Uma estratégia de inbound marketing  completa é composta por várias partes que ajudam a destacar umas às outras. E como o blog foi projetado para ser flexível, você pode pivotar sua estratégia ao longo do tempo à medida que seu marketing precisa mudar. Quer direcionar palavras-chave específicas do SEO local? Construa sua estratégia de blog em torno dessas palavras-chave por enquanto, até que uma nova prioridade apareça.

Blogs são confiáveis e informativos

Sim, seus seguidores clicarão em um vídeo rápido por tédio ou curiosidade. Mas quando eles querem cavar mais fundo e aprender mais, eles vão recorrer aos seus posts no blog.

Posts mais curtos são uma ótima maneira de compartilhar uma visão única sobre um tema específico em sua indústria, explorar rapidamente um novo recurso ou produto, ou até mesmo falar sobre um livro ou podcast que você sabe que seus leitores vão adorar.

Posts de longa duração, por outro lado, permitem que você vá mais fundo e se torne uma autoridade confiável sobre um determinado assunto. Um post bem pesquisado no blog pode ajudá-lo a se tornar o líder em uma determinada área do seu nicho de uma maneira que as mídias sociais e outras formas de marketing digital dificilmente alcançarão.

Os links internos incentivam seus clientes e leitores a passar mais tempo em seu site. Um blog é o lugar mais intuitivo e lógico para trabalhar nesses links, quer levem a posts, serviços ou produtos relacionados.

Desde que você esteja vinculando a páginas relevantes usando texto âncora que faz sentido para seus leitores, o blog é a maneira mais eficaz de fazer com que os leitores passem cada vez mais tempo explorando seu site.

Aqui está um exemplo: Vamos dizer que você é uma startup de moda, blogando sobre a importância das feiras como forma de expandir o alcance da sua marca e colocar seu produto na frente de mais clientes.

Você pode usar algo como “alcançar mais clientes” como o texto âncora de um post complementar sobre a importância do engajamento nas mídias sociais para as empresas de moda.

Seus leitores podem aprender várias lições úteis que podem aplicar à sua própria estratégia de marketing, tudo porque eles seguiram um link para o seu post no blog.

Ter consistência é importante

É importante ter em mente que, embora apenas ter um blog é um ótimo começo, ele também precisa ser atualizado de forma consistente.

É tentador criar cada post com a precisão de uma obra-prima literária. Afinal, você quer que seu blog seja um reflexo dos valores da sua empresa. Se você tem tempo para fazer isso , ótimo!

Mas cuidado: você está gastando tanto tempo aperfeiçoando seus posts que você não publica com tanta frequência e tão consistente quanto deveria?

A questão é que, embora a qualidade do seu conteúdo importe, com que frequência você posta e atualiza esse conteúdo também é de vital importância. Equilibrar a relação entre qualidade e frequência é tão, tão crítico.

É por isso que você deve fazer um esforço conjunto para acompanhar um cronograma de publicação consistente para manter um conteúdo atualizado.

Como o Blogging alimenta sua estratégia de inbound marketing

Nos últimos anos, as marcas têm colocado uma ênfase maior na criação de conteúdo, publicando tudo, desde vídeos até tweets, a fim de chegar na frente de seu público da maneira certa, na hora certa.

Na era da informação, o blog tornou-se parte integrante de qualquer estratégia de marketing. O inbound marketing não é exceção. Na verdade, blogar é tão essencial para o inbound marketing, que seria difícil ter uma campanha de entrada sem ele.

O Inbound marketing é uma metodologia que usa o marketing “pull” para trazer clientes para o seu negócio. Alguns atributos-chave dessa metodologia incluem ter um foco centrado no cliente e fornecer valor em cada etapa da jornada do comprador.

As campanhas de Inbound Marketing podem ser divididas em 4 estágios:

  • Atrair
  • Envolver
  • Converter
  • Prazer

Vamos explorar como uma estratégia de blog inteligente se aplica a cada uma dessas etapas.

Estágio 1: Usando blogs de inbound marketing para atrair visitantes

As campanhas de inbound marketing começam com o estágio de “atrair”. O foco desta etapa é trazer novos visitantes para o seu site. Os clientes na fase de atração geralmente estão no topo do funil, ou muito cedo na jornada de seu comprador. As marcas podem atrair esses clientes criando conteúdo que atenda às necessidades comuns dos clientes, que é onde o blog entra.

As marcas podem usar o blog como uma forma de publicar soluções que os potenciais clientes podem estar procurando. Como esses potenciais clientes estão levando para a internet para pesquisar suas necessidades, seu blog pode atuar como um vendedor — lançando uma solução que você oferece. Tenha em mente, não é uma questão de “se você os postar eles virão”. Simplesmente escrever posts relevantes no blog não é suficiente para atrair novos visitantes do site.

É aí que o SEO e as mídias sociais devem ser empregados como táticas promocionais. Otimizar seus posts de blog para consultas de pesquisa ajudará suas peças a aparecer no topo das páginas de resultados. Mas, incluir palavras-chave ou frases em seu post no blog é apenas uma peça do quebra-cabeça. Fornecer informações educacionais de alta qualidade agora é considerado uma prática recomendada para melhorar os rankings e atrair novos visitantes.

Quando se trata de mídia social como uma estratégia de promoção, certifique-se de que você está compartilhando o conteúdo de alta qualidade que você trabalhou tão duro para criar em suas páginas de marca. Incentive os funcionários a compartilhar peças de blog também.

É uma maneira gratuita de melhorar o alcance de seus posts no blog e ajudar potenciais clientes a encontrá-lo.

Estágio 2: Blogs de inbound marketing para engajar seu público

A próxima etapa de uma campanha de marketing de entrada cai mais fundo no funil. É o estágio de “engajamento”, e portanto, é onde os visitantes do site se tornam leads criando conteúdo que incentiva o engajamento.

Blogs que estão se envolvendo precisarão ser escritos com sua persona compradora em mente. Seu objetivo deve ser criar conteúdo de blog que seus leitores não se cansam. Então, escreva postagens que sejam valiosas para cada persona, mergulhando nos tópicos da sua indústria e fornecendo informações que seus leitores nunca souberam que precisavam.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que seus cabeçalhos e títulos são indicativos do que seus leitores receberão de suas postagens no blog. As manchetes de clique-isca são vistas como enganosas, o que é o oposto do foco centrado no cliente da metodologia de entrada.

Fase 3: Escrevendo blogs de inbound marketing para converter leads

Quando um visitante do site se torna uma liderança, a próxima etapa de uma campanha de inbound marketing se concentra na conversão dessa liderança. O blog é útil nesta fase porque as postagens podem ser escritas para destacar seus produtos e serviços e, finalmente, convencer seus leads a se transformarem em clientes. As empresas que usam blogs como parte de seu mix de marketing de conteúdo recebem cerca de 70% mais leads do que aquelas que não usam.

Por exemplo, uma agência de marketing nesta fase de uma campanha de inbound marketing poderia publicar um post detalhando os benefícios dos esforços de marketing de terceirização.

Dentro desse posto, a agência poderia incluir os pontos fortes de sua marca e os serviços que prestam. Este post atuaria então como uma ferramenta de vendas, promovendo esses serviços no lugar certo, no momento certo, para a pessoa certa que está pesquisando opções de agência de marketing.

Estágio 4: Usando seu blog de inbound marketing para encantar os clientes

Uma vez que seus leads se tornaram clientes, é hora de mantê-los voltando para mais! Nesta etapa, as marcas podem escrever blogs de inbound marketing para destacar serviços adicionais que os clientes atuais podem precisar. É aqui que você transforma clientes em fãs leais que vão querer continuar a se envolver com você.

Fãs leais podem se tornar influenciadores de marca, e assim, vão querer compartilhar sua experiência positiva com os outros.

Inbound Marketing vai além de blogs

Esses exemplos são um olhar simples sobre como o blog ajuda a impulsionar a metodologia de entrada em seus esforços gerais.

O blog é apenas uma das muitas estratégias que recomendamos se você está procurando melhorar sua estratégia de marketing. Considerando que as campanhas de entrada são importantes para melhorar seu marketing como um todo. Então, confira nosso Guia de Marketing para saber como criar uma campanha de entrada bem-sucedida, para aprender a levar suas campanhas de marketing para o próximo nível.

Se é seu interesse posicionar bem a sua empresa nos motores de busca assim como melhorar a visibilidade e engajamento, ter um blog é indispensável.

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente bem como um layout moderno para o seu site. O nosso foco principal é oferecer para empresas em todo o mundo soluções eficazes para gerar visibilidade na internet.

Nossa agência elabora estratégias de SEO e posicionamento de marca para empresas multinacionais, de grande, médio, mas também de pequeno porte, todos os projetos são importantes para nós.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO