Branding: quais são os principais conceitos?
branding-banner-artigo

Branding: quais são os principais conceitos?

Geralmente, as pessoas consideram um nome, logotipo, cor e até mesmo um som como o Branding de uma empresa.  Embora eles estejam parcialmente corretos, pois estes formam elementos de uma marca, eles estão apenas arranhando a superfície.

O Branding é um ativo intangível inerente à oferta, formando sua identidade, experiência e/ou características que a diferenciam de outros do mercado.

Branding dá personalidade ao seu negócio. E os clientes se tornam leais a uma marca se relacionarem com a personalidade da marca.

Sua marca pode ser confiável, luxuosa, apaixonada, saborosa, bem como divertida, inovadora, carinhosa, profissional ou segura. Ou seja, tudo depende do seu público-alvo e de como você quer posicionar o seu negócio no mercado.

Mas ainda assim, é um termo raramente compreendido. Isso porque da falta de uma definição adequada de branding que explica claramente o que é exatamente e por que é importante saber a diferença entre uma marca e seus elementos.

Conhecer a definição de branding dificilmente é suficiente para compreender sua essência, mas também importância. Assim, este artigo ajudará você a obter uma compreensão abrangente da marca, sua importância e seus principais constituintes.

O Que É Branding?

Branding é a combinação de propriedades dentro, mas também fora de uma oferta que lhe dá uma identidade e a torna distinta das outras.

De acordo com Kotler, uma marca é um nome, termo, símbolo de sinal (ou uma combinação destes) que identifica o fabricante ou vendedor do produto.

Em termos simples, uma marca é a soma de todos os atributos inerentes à oferta, usados para desenvolver a identidade da oferta no mercado.

História do branding

O conceito de branding remonta a 2.700 a.C., quando os antigos egípcios costumavam queimar sua marca (ou marca) em seu gado para diferenciá-los do gado de outras pessoas.

Na verdade, até o termo marca é derivado da palavra antiga “brandr” que significa “queimar”.

O uso mais próximo do que temos hoje, no entanto, começou no final dos anos 1800, quando a Coca-Cola decidiu diferenciar seus produtos de outros produtos genéricos, pintando tudo em sua cor de marca, o característico vermelho, e desenvolvendo o design patenteado de suas garrafas e imprimindo logotipos em produtos da empresa.

Importância De Uma Marca

Diante do fato de que a maioria dos mercados hoje estão saturados com empresas que oferecem produtos similares, o desenvolvimento de uma marca tornou-se imperativo para desenvolver uma percepção favorável da oferta no mercado e se destacar.

Aqui estão algumas razões pelas quais o branding é importante :

  • Dá identidade: Uma marca é a identidade que a oferta se encontra. A marca atribui atributos tangíveis e intangíveis e inseparáveis como nome, logotipo, cores, voz, forma etc. à oferta que ajuda a desenvolver uma personalidade que tem uma identidade distinta no mercado.
  • Reconhecimento e diferenciação: Uma oferta de marca é facilmente reconhecida e diferenciada de outros produtos do mercado.
  • Marketing: O marketing requer uma identidade que precisa ser promovida. Torna-se mais fácil promover um produto de marca do que um que não seja.
  • Aumenta o valor: A marca se torna um ativo intangível que tem seu próprio valor. Esse valor, quando anexado a uma oferta genérica, aumenta seu valor monetário e não monetário global.
  • Ajuda a ganhar confiança: Dar uma identidade ao reconhecimento de auxílios ao produto, o que, por sua vez, ajuda a conquistar a confiança dos clientes. A marca fornece ao produto um nome que pode ser confiável.

Tipos de branding

Embora exista uma definição de branding, a aplicação do conceito difere para diferentes aspectos. Geralmente, uma marca é categorizada em três tipos. Estes são:

  • Branding de oferta: Quando uma identidade se constrói em torno de uma oferta tangível ou intangível, ela refere-se como uma marca de oferta. Essa oferta pode ser qualquer coisa, desde produto, serviço, até lugar, evento ou uma causa.
  • Branding Corporativo: Esta é a marca da empresa-mãe que lida com a oferta. Normalmente, uma única empresa oferece mais de uma oferta de marca. Nesses casos, uma marca corporativa também é desenvolvida para diferenciar a identidade corporativa da identidade da marca.
  • Branding Pessoal: Personalidades famosas e outros aspirantes a indivíduos desenvolvem uma marca própria diferenciando-as dos outros. Isso é uma marca pessoal.

Características

Uma marca é um ativo inerentemente valioso que tem as seguintes características

  • Intangível: É um ativo intangível que não pode ser separado da oferta. É uma percepção da identidade que a oferta tem que muitas vezes é usada para reconhecê-la e diferenciá-la de outros produtos.
  • Dinâmica: Uma marca é mais uma experiência do que apenas uma identidade. Cada cliente pode ter uma percepção diferente da marca de acordo com sua experiência.
  • Distinto: O único propósito de desenvolver uma marca é desenvolver uma identidade distinta com características humanas como nome, cor, personalidade etc.
  • Amorfo: Branding não tem restrições. Isto é, as ofertas são marcadas, e as experiências da marca são criadas em quase todos os pontos de contato, e tais experiências e interações têm infinitas possibilidades.
  • Emocional: Branding é quando uma personalidade humana está associada a uma oferta. Então, tais personalidades humanas desenvolvem conexões emocionais com os clientes.
  • Altamente reconhecível: As marcas são altamente reconhecíveis e diferentes. Eles têm seus próprios atributos que ajudam seus clientes a reconhecê-los e diferenciá-los de ofertas genéricas, bem como de outros players do mercado.
  • Consistente: Uma marca desenvolve uma identidade que, quando consistente, desenvolve uma imagem (percepção) na mente dos clientes. Por isso, a consistência é uma característica importante de uma marca.

Elementos de branding

Branding é a soma total de todos os elementos visuais, mas também dos não visuais, tangíveis e não tangíveis que impulsionam a percepção do cliente e o fazem acreditar no que a empresa quer que ele faça. Esses elementos da marca incluem:

Identidade Visual

A identidade visual da marca inclui a perspectiva reconhecível e transmissível da marca, como nome, logotipo, cor, slogan, tipografia, gráficos etc.

Associações de marcas

Essas são as associações que vêm à mente dos clientes quando pensam na marca. Estes podem ser anúncios, embaixadores da marca, recursos de oferta da marca, classe, estilo de vida, emoções etc.

Propósito da marca

O propósito da marca representa o que a empresa representa e quais são suas obrigações sociais com a sociedade, os consumidores e o meio ambiente.

Promessa de marca

É o valor que os clientes esperam obter sempre que interagem com a marca ou compram suas ofertas.

Identidade da marca

A identidade da marca é o conjunto de todas as atividades de branding que uma empresa entrega. Isto é, para ser percebida de forma particular ao público-alvo.

Personalidade da marca

Personalidade da marca é a associação das características e características humanas com a marca à qual os clientes podem se relacionar.

Voz da marca

A voz da marca é a uniformidade na seleção de palavras, isto é, a atitude e os valores da marca ao abordar o público-alvo ou outros.

Imagem da marca

A imagem da marca é um agregado de crenças, ideias, bem como impressões que um cliente possui em relação à marca.

Experiência da marca

A experiência da marca está despertando uma experiência sensorial holística para construir uma relação completa entre clientes e uma marca.

Brand Equity

O patrimônio líquido da marca é o agregado de ativos e passivos ligados à marca, mas também ligados ao símbolo, o que resulta no relacionamento que os clientes têm com a marca.

Arquitetura de Marca

A arquitetura de marca é uma estrutura organizada do portfólio de marcas, submarcas e outras ofertas da empresa.

Por que a marca é importante para o seu negócio?

O objetivo da marca é criar uma comunidade fiel de consumidores em torno de uma ideia. Mas também em torno de valores compartilhados, e, claro, incentivar o uso de seus produtos ou serviços.

Agora, vamos ver por que exatamente a marca é importante e como ela pode beneficiar o seu negócio.

Cada marca tem uma personalidade única e uma identidade visual. Dando aos seus produtos/serviços características distintas, você os ajuda a se destacar entre outras ofertas semelhantes.

Construa confiança com clientes e stakeholders

Na marca, consistência é sinônimo de confiança, bem como confiabilidade. As pessoas tendem a confiar em marcas que permanecem leais às suas promessas e além disso, aos seus valores.

Quanto mais confiável for sua marca, maior a probabilidade de você ganhar clientes retornando.

Faça sua proposta de valor alto e clara e assim, mantenha-se fiel a ela a cada post de mídia social, design de produto e interação com o atendimento ao cliente.

É a maneira mais rápida de construir uma marca sólida e desse modo, aumentar a conscientização da marca.

Os laços comerciais se ligam perfeitamente à mensagem e política principais da empresa.

Tornar-se uma marca confiável é importante não apenas para a aquisição de clientes, mas também para atrair potenciais investidores e stakeholders.

Ninguém investirá seus recursos ou tempo em um negócio instável que se remarca a cada poucos meses.

Conclusão

Em um mundo de amplas escolhas e oportunidades, é difícil para uma empresa subir ao topo e portanto, se tornar uma necessidade.

Construir uma marca forte lhe dá a chance de se conectar com pessoas em um nível muito mais pessoal e se tornar parte de suas vidas.

As marcas mais fortes são construídas em torno de uma ideia, mas também propósito. Então, defina o seu, comunique-o ao seu público e mantenha-se leal a ele com todos os ativos de sua marca.

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente e um layout moderno para o seu site.

O nosso foco principal é oferecer para empresas em todo o mundo soluções eficazes para gerar visibilidade na internet.

Nossa agência elabora estratégias de SEO, bem como posicionamento de marca para empresas multinacionais, de grande, médio e pequeno porte, todos os projetos são importantes para nós.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO