Qual é a Importância de um Blog para SEO
Nesse artigo vamos explicar para vocês qual a importância de um blog para SEO. Entenda melhor o quanto um blog atualizado pode somar em sua estratégia de SEO impactando assim sua posição no Google.
qual-e-a-importancia-blog-seo

Qual é a Importância de um Blog para SEO

O blog é hoje uma ferramenta fundamental para todas as empresas com engajamento em marketing  digital. Se o foco então for o SEO,  então uma empresa deve ter pelo menos um blog ativo.

Mas de onde vem a importância de um blog para SEO e qual a relação entre blog e SEO? É isso que responderemos nesse artigo!

Qual o valor de SEO em uma postagem de blog?

Os posts no blog fornecem peças perspicazes de conteúdo, consciência da marca. Mais importante, as postagens no blog ajudarão a classificar melhor seu site em mecanismos de busca em geral.

E é por isso que os blogs são um recurso importante para o SEO, mesmo que você não espere conversão direta deles! Qual é a importância do SEO para o seu blog

Seu conteúdo deve ser visível, mas também atraente para obter um maior número de visitas. Se você quer melhorar sua presença na web, você deve considerar a importância do SEO para o seu blog. Somente usando as ferramentas corretas da maneira correta você poderá posicionar seu site.

Se você quiser posicionar seu site e arrastar muitos usuários para o seu conteúdo, existem parâmetros que você deve levar em conta.

A coisa mais importante para melhorar o posicionamento do seu blog na Web é aumentar a visibilidade em sites de pesquisa na web.

Você consegue isso através da aplicação correta de estratégias de SEO ou otimização do mecanismo de busca. Se você continuar lendo, você vai entender com mais detalhes a importância do SEO para o seu blog e como você pode gerar lucros com ele.

O que é posicionamento na web?

O Google é o site mais visitado globalmente, com presença em todos os países e 129 idiomas. Os usuários fazem mais de 4 bilhões de pesquisas todos os dias no site, e seu crescimento é exponencial. Não há dúvida de que qualquer blog melhorará sua exposição aparecendo em uma das milhões de pesquisas feitas a cada segundo.

Provou-se que a maioria dos usuários não entra em um site sem antes visitar sites como Google ou Bing, seu concorrente mais próximo. Pode-se dizer que todas as entidades que fazem vida na web precisam de uma boa presença nos mecanismos de busca. Para aumentar a visibilidade e obter um melhor posicionamento web do seu blog, é necessário aplicar estratégias de SEO.

O que é SEO?

A otimização do mecanismo de busca é todos os procedimentos que permitem que seu conteúdo aumente o posicionamento dos mecanismos de busca. Ao melhorar seus resultados de pesquisa, você terá a oportunidade de aumentar o número de leitores para o seu blog.

Da mesma forma, as técnicas de SEO também permitem que você torne seu blog mais desejável para o público atrair mais seguidores. Isso permitirá que você torne seu blog rentável e se estabeleça em seu mercado.

Keywords

O principal papel do Google é responder às consultas dos usuários com os resultados mais específicos e úteis possíveis. Portanto, garantir que seu conteúdo corresponda ao máximo com o que os usuários estão procurando é vital.

Antes de mais nada, é necessário realizar um estudo com as combinações de frases mais pesquisadas no Google.

Estas são chamadas palavras-chave e simplesmente refletem as consultas mais comuns entre os usuários. Existem várias maneiras de realizar este estudo, mas as mais simples e comuns são através de plugins, como palavra-chave em todos os lugares ou localizador de palavras-chave, ambas para WordPress.

O que esses componentes fazem é mostrar as combinações mais pesquisadas em relação a uma palavra específica. Desta forma, antes de escrever qualquer conteúdo para o seu blog, você deve fazer um estudo de palavras-chave sobre o seu tópico escolhido.

Depois disso, você identificará um grupo de 3 ou 4 palavras-chave para o seu tópico. A frase mais famosa de todas será sua palavra-chave principal.

A próxima coisa será incluir as palavras-chave fluidamente em seu texto, aumentando assim as chances de que seu conteúdo apareça nos resultados da pesquisa.

Ao escrever seu artigo, você deve ter certeza de não modificar as palavras-chave, apenas seja o mais consistente possível ao inserir as frases no desenvolvimento da escrita. Outro aspecto sobre a importância do SEO para o seu blog é incluir sua palavra-chave principal no título do artigo. Isso melhorará ainda mais sua posição em relação ao resto dos resultados de pesquisa.

Escrita persuasiva

A importância do SEO para o seu blog não está apenas em combinar os algoritmos do mecanismo de busca tanto quanto possível; você também deve ser o mais atraente possível para o leitor.

A SEO não tem o único objetivo de melhorar sua posição nos resultados. Há também a necessidade de capturar a atenção dos usuários.

É aqui que pequenos elementos de redação entram em jogo, que você pode explorar para obter mais visitas.

A missão da redação é criar conteúdo persuasivo que incentive os leitores a agir e, acima de tudo, possa gerar interesse e desejo em torno de um tema. Esses fatores devem ser aplicados na pequena janela visual oferecida pelos resultados da pesquisa.

Entre os itens encontrados na página de resultados estão o meta título e a meta descrição. Ambos são de grande importância e podem ser de grande utilidade para você se você souber como usá-los.

Primeiro, o meta título é o rótulo que você dá ao seu artigo uma vez que você quer  inseri-lo no índice de pesquisa do Google.

Enquanto isso, a meta descrição é um pequeno texto entre 150 e 300 caracteres abaixo do meta título. Esses dois elementos são praticamente a única coisa que os usuários podem ver ao pesquisar. Portanto, você deve aproveitar ao máximo eles se destacam do resto dos sites.

Meta título

Embora o título deva permanecer o mesmo na maioria dos casos, também há maneiras de otimizá-lo.

Além do nome do seu post, você pode incluir outros elementos no título meta para que eles também sejam visíveis nos resultados da pesquisa.

Você pode adicionar o nome do autor e o blog para facilitar seu conteúdo na web.

Cada um dos elementos que você adiciona ao meta título deve ser separado para evitar distração ao leitor. Você pode usar sinais separadores como pipe-delimitado (|) ou hífens (-) já que estas são as melhores estéticas.

Em seguida, vem um ponto crítico, e que é que você tem a oportunidade de incluir componentes visuais. Em muitos estudos, a eficácia dessa tática tem sido comprovada, pois ajuda a captar os olhos dos leitores e os atrai para o conteúdo do seu blog.

Você tem todos os emojis à sua disposição para criar um dispositivo visual capaz de atrair atenção e descrever seu texto de forma mais adequada.

Se o seu artigo é bastante engraçado e casual, você pode usar emojis com expressões faciais. Desta forma, você vai capturar o público que você está procurando. Se você é baseado em conteúdo formal, economia ou notícias, você pode usar bandeiras de países ou objetos inanimados.

Você finalmente também tem que considerar o comprimento, já que o Google só terá aproximadamente 50 caracteres visíveis. Se você exceder esse limite, seu meta título estará incompleto e perderá eficácia.

Meta descrição

Uma meta descrição do artigo é um resumo do texto, mostrado como uma visualização nos resultados da pesquisa. Da mesma forma, você pode aproveitar este elemento para tornar sua entrada mais marcante. Você deve escrever frases curtas e não apenas informá-lo sobre o artigo.

Você deve incitar a ação e gerar intriga. Dessa forma, as chances de o usuário acabar se interessando e entrar no seu blog aumentam.

Avalie suas palavras-chave e identifique as incógnitas e os dilemas dos usuários. Depois disso, expresse claramente essas mesmas perguntas em sua meta descrição. Assim, os leitores perceberão que seu blog tem as soluções que estão procurando. Não se esqueça de incluir sua palavra-chave principal nesta linha de forma natural.

Com essas técnicas, seus posts no blog não estarão apenas nas primeiras posições dos resultados da pesquisa; eles também serão os mais atraentes, isto é, em comparação com o resto.

Estrutura da web

A estrutura e urls do seu blog também devem ser otimizados para melhorar sua localização nos resultados de pesquisa. Normalmente, os URLs de postagem do blog são compostos por: protocolo (“https: //”), subdomínio (“www”), domínio (nome do site), categoria de postagem e título de postagem. Entender a importância do SEO para o seu blog irá ajudá-lo a melhorar o posicionamento web do seu blog, o domínio do seu site deve incluir a palavra-chave principal.

Para o título dentro da URL, você deve usar hífens como separadores e subtrair palavras de conexão, artigos e preposições (“e”, “in”, “of”, “the”). Também recomenda-se que seu site tenha uma estrutura horizontal, evitando assim, o máximo possível a criação de subcategorias para manter as URLs o mais curtas possível. Desta forma, sua posição nos mecanismos de busca aumentará, e você melhorará a experiência de seus usuários.

Para evitar que os mecanismos de pesquisa desvalorizem seu site por ter conteúdo duplicado, você pode usar dois métodos. E é que geralmente, dentro do seu site, diferentes endereços serão criados para o mesmo conteúdo. Variáveis como numeração de página, inclusão ou não do subdomínio na URL e a existência do post em mais de uma categoria influenciam variáveis.

A primeira maneira de evitar isso é adicionando uma tag no HTML de cada endereço apontando para a URL primária ou canônica. O contrário é criando redirecionamentos, que levam o usuário para o endereço principal de URLs secundárias.

Com ambos os métodos, o mecanismo de busca reconhecerá apenas a URL principal, elevando seu ranking.

Como o SEO impacta seu blog?

A importância do SEO para o seu blog é que, melhorando seu posicionamento na web, você terá a oportunidade de aumentar seu volume de visitas. Este é o principal fator para rentabilizar seu site, já que se você não tiver um bom número de visitantes, quanto menor o seu ganho de publicidade ou comissões de afiliados.

Ao elevar o posicionamento web do seu blog, você estará exposto a maiores oportunidades de crescimento, tanto em termos de conteúdo quanto de renda.

Como medir a eficácia do SEO?

Depois de escrever, otimizar e indexar seu conteúdo, você pode fazer um teste rápido. Basta pesquisar com sua palavra-chave principal e ver onde seu artigo está nos resultados. Se o seu blog está entre os primeiros, significa que seu texto corresponde amplamente aos algoritmos do mecanismo de busca.

Uma das principais formas de medição é o Google Analytics e estatísticas do número de sessões exclusivas em seu blog.

Essa métrica avalia quantos novos usuários você atrai para o seu blog diariamente. Você também pode filtrar por post ou categoria. Se o seu desempenho nesta estatística for baixo, suas estratégias de SEO e redação não são suficientes.

O conjunto de técnicas de posicionamento não serve apenas para tornar seu conteúdo mais visível para os usuários da internet. O fator mais crucial em relação à importância do SEO para o seu blog é que ele aumenta sua capacidade de gerar lucros. Dessa forma, você também tornará seu site rentável e aspirará a maiores oportunidades na Internet.

Conversão

Uma estratégia de blog consistente possui postagens em blog contínuas com base em palavras-chave de SEO profissional e pesquisa completa de público-alvo irá direcionar o tráfego para suas postagens em blog – muito tráfego! No entanto, esse tráfego não está necessariamente convertendo os usuários, pois eles tendem a ler o artigo, ser gratos e depois ir embora.

Contudo, se você criar tanto tráfego para o seu site, significa que o Google começou a confiar no seu conteúdo e no seu site!

Ele fica melhor quando o mecanismo de pesquisa percebe que as entradas do blog tem um compartilhamento com frequência e que a taxa de cliques é alta. Isso definitivamente ajuda o blog a subir nas classificações dos mecanismos de pesquisa. É como um concurso de popularidade. Alcançar um público maior também ajuda a aumentar suas posições no ranking do Google.

E isso é tudo que se resume a: sinalizar para o Google que seu site está fornecendo conteúdo valioso e vale a pena ter uma alta classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Depois de estabelecer essa confiança, é hora de criar uma estratégia de vendas em seu site. Isso se chama de funil de vendas em marketing online. Seu funil de marketing requer um conteúdo incrível em todos os níveis.

Estratégia de blog de SEO

Agora que o Google reconhece seu site como um recurso altamente valioso para o usuário, mas também para aquele negócio específico, ele também começará a classificar todas as outras páginas de produtos e serviços do seu site.

Sim, o blog é apenas uma ferramenta para fazer o Google confiar totalmente em seu site, não apenas no blog. Todo SEO dirá a você (ou pelo menos deveria lhe dizer) que seu blog não é necessariamente um canal de conversão, pois não leva a conversões com frequência. Mas o blog se torna parte da estratégia geral de SEO porque é necessário para que todo o seu site seja bem classificado.

Em suma, a estratégia de SEO deve ter solidez. Será muito melhor se você combinar essa estratégia com mídia social, otimização de conteúdo, bem como uma página de destino.

Periodicidade e consistência

Você está nas melhores mãos se você pode criar um ótimo conteúdo pelo menos quatro vezes por semana. Um post de blog por semana é considerado um crescimento saudável. Um post de blog por mês é melhor do que nada, mas é um ritmo muito lento.

Uma vez que você tenha essa confiança, suas outras páginas estarão no topo – o que você não teria se você não tivesse um blog em primeiro lugar!

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente bem como um layout moderno para o seu site. O nosso foco principal é oferecer para empresas em todo o mundo soluções eficazes parar gerar visibilidade na internet.

Nossa agência elabora estratégias de SEO e posicionamento de marca para empresas multinacionais, de grande, médio, bem como pequeno porte, todos os projetos são importantes para nós.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO