SEO – PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM 2021
Nesse artigo vamos falar sobre as tendências de SEO para 2021. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
SEO principais tendencias 2021

SEO – PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM 2021

O tempo voa. Tendências que antes eram populares, agora gradualmente afundam no esquecimento. A lista de SEO Trends é atualizada e novos itens são adicionados a cada ano .

Hoje queremos discutir com vocês os fatores que serão decisivos para 2021. Alguns deles permanecem sempre em alta, mas isso não significa que as pessoas necessariamente tenham aplicado essas tendências em seus negócios.

Seja por falta de conhecimento ou de tempo, na maioria dos casos, o importante é preparamos para você um artigo com as principais tendências de SEO para 2021, boa leitura!  

O conteúdo ainda é de grande importância

O conteúdo de alta qualidade tornou-se um fator decisivo para a popularidade do seu site há muito tempo. Além disso, este é um critério que ainda está em primeiro lugar. Quanto melhor o conteúdo você criar, mais as pessoas te notam e voltam a desfrutar de sua escrita. Seu trabalho se torna apreciado.

O Google não gosta de texto mal escrito e vai colocá-lo para baixo muito rapidamente se você não atender às necessidades dos usuários. Ou deixar de criar uma experiência agradável do usuário em seu site.

Lembre-se da linha a seguir e mantenha-a em mente enquanto trabalha em sua próxima cópia; alta qualidade é imperdível, trair significa que você estará traindo suas classificações.

Se você pensou por um segundo que você pode escrever artigos curtos e otimizá-los com toneladas de palavras-chave e exagerar todas as regras desta maneira, então eu tenho que dizer: esta técnica é muito antiga e desatualizada para sequer mencionar.

Agora, a qualidade do seu artigo é mais importante do que a quantidade de palavras-chave usadas. Uma maneira natural de escrever com uma quantidade moderada de palavras-chave será agora sua fórmula para o sucesso. Inicie sua seleção de palavras-chave sem demora.

Use  o recurso de pesquisa de palavras-chaves e obtenha perspectivas de palavras de primeira linha. Em seguida, analise-os através de métricas importantes.

Cuidado com a conversão

Ondas enormes de tráfego são ótimas. Você fez um ótimo trabalho atraindo vários públicos para o seu site se você tiver um número enorme de espectadores. No entanto, você realmente precisa disso?

Perseguindo a quantidade de tráfego, muitas vezes esquecemos a qualidade dele. Vamos imaginar que você tem milhões de pessoas visitando seu site mensalmente.

Se você dirige um blog e seu objetivo é ter mais leitores. Se você quer mais compradores , quantos deles clicarão no botão “Comprar Agora? Neste caso, cuidado para  não atrair só leitores, mas não compradores.

Parem as missões de tráfego inúteis e mirem em objetivos reais e audiências. Com os objetivos certos, você pode criar uma estratégia sólida de SEO; escolher as plataformas certas para promoção dependendo do seu público-alvo e produtos; escolha as palavras-chave certas para seus artigos para chamar a atenção conversível para seus produtos e construir uma oferta benéfica para seus futuros clientes que eles não podem resistir.

O Google Analytics  ajudará você a analisar o tráfego recebido em termos de metas concluídas e as fontes de onde as pessoas vieram.

Prove sua autoridade: E.A.T.

O conceito de E.A.T. significa Expertise, Autoridade e Confiança e incorpora-se na ideia de um webmaster (ou um redator) ser um profissional real e comprovado em um nicho em que trabalha, e que produz conteúdo aberto publicamente que provavelmente não afetará o bem-estar das pessoas negativamente. O Google pode buscar provas de qualificações, diploma e/ou certificados.

Por que o E.A.T. será importante?

O Google diz que quer que os usuários recebam apenas dados relevantes, frescos e comprovados. Se suas palavras podem prejudicar os usuários na opinião do algoritmo, o Google vai pegar isso e deixar seu site para as camadas mais profundas do oceano SERP.

Proteja-se e tente provar que sabe sobre o que está escrevendo. Dados não comprovados podem ser uma catástrofe para os rankings de um site. Comentários ruins podem não demorar muito para vir se você escrever algo que outros entendem rapidamente que é falso.

Eventualmente, os usuários podem não visitar mais seu site porque não podem ter certeza de que você é real. O Google notará isso e seus rankings cairão mais rápido. Existem atualizações específicas de algoritmos focadas em detectar e punir sites que podem causar danos aos usuários. O Google também considera “dano” vindo de conteúdo politicamente discutível.

Como se funciona melhor com a E.A.T.?

  • Apresente-se corretamente: A página “Sobre” é sempre o melhor lugar para enumerar todas as suas realizações e escrever sobre quem você é e as razões pelas quais as pessoas podem usar seu conhecimento sem qualquer medo.
  • Reúna avaliações positivas em outras plataformas da Internet: seu site não é o único lugar onde as pessoas podem aprender sobre você e seu trabalho. Existem muitos sites onde as pessoas podem compartilhar sua opinião sobre diferentes serviços. Forneça às pessoas o melhor conhecimento que você não se sentirá envergonhado ou culpado.
  • Backlink para fontes: as pessoas não confiam em links hoje em dia. Para ser mais preciso, as pessoas não confiam em fontes desconhecidas ou suspeitas e, consequentemente, não confiarão em você. Se você receber um backlink de uma autoridade extremamente baixa ou domínio irrelevante – elimine-o, se você vai vincular a um domínio suspeito – verifique-o e, se alguma coisa, não o vincule a ele em tudo. Encontre outro com alta autoridade na Internet.

Você pode verificar a qualidade de seus backlinks com a Ferramenta de Verificação de Qualidade de  Backlink e, em seguida, limpar seu perfil de backlink se houver sinais suspeitos:

Entre no SEO local

O SEO local tem sido realizado menos este ano, já que muitas pessoas estão em casa. No entanto, não é motivo para desistir. Apesar do que está acontecendo no mundo, o Google atualiza constantemente seu algoritmo sobre a pesquisa local e como os resultados são mostrados nos SERPs, implementando novos métodos de filtragem de dados e configuração de restrições e oportunidades específicas para diferentes tipos de empresas.

Se você está no cenário local, você não pode mais adiar sua otimização local se quiser que os usuários saibam sobre sua existência. Isso é relevante até agora, pois você pode adaptar seu negócio às necessidades contínuas das pessoas.

Com o Google My Business você pode analisar seu desempenho, aprender e acompanhar seus concorrentes locais e trabalhar com avaliações que as pessoas deixam no Google Maps.

Ajuste seu negócio para circunstâncias variadas

Mesmo se você dirige um negócio de tijolos e argamassa, o que a quarentena nos ensinou é que, em nome de se readaptar e salvar o seu negócio, você sempre pode estender sua oferta com novas opções. As pessoas preferem online se houver uma oportunidade de escolher. Não é a tarefa mais fácil. No entanto, se você quiser sobreviver às adversidades, você definitivamente encontrará uma solução. E para isso, há várias opções que você pode usar como um plano de backup para um dia chuvoso:

Entrega

se o seu campo de atividade é alimentos e bebidas, é mais fácil acompanhar essa mudança. Você funcionará como de costume, mas a maneira de atender os clientes será diferente. Desenvolva um sistema flexível, limpo e acessível de entrega de alimentos e bebidas às pessoas, e eles definitivamente o usarão.

É ótimo introduzir este sistema com antecedência, então as pessoas vão se acostumar com ele mais cedo. Se tempos difíceis vierem, eles saberão que você já tem tudo para fazer suas vidas ficarem confortáveis. Isso funciona bem para o SEO.

Você vai abraçar essas camadas do seu público que geralmente dependem da entrega. Portanto, você usará um número maior de palavras-chave valiosas e construirá uma reputação como um negócio multitarefa.

Você pode cooperar com os serviços de entrega das cidades onde seu negócio opera. Essa cooperação pode ser usada em metas de marketing: anúncio no site do seu parceiro ou mídias sociais – talvez até com descontos que as pessoas adoram – tudo isso trará mais conversões e tráfego.

Pegue no local

O serviço de pegue no local é comum para restaurantes de alimentos e bebidas. No entanto, quem disse que você não pode usá-lo para outros tipos de produtos? Como você implementa essa forma de atender os clientes?

Trabalhe um pouco no seu site. Crie uma página que será totalmente dedicada à compra nesta modalidade e ofereça uma oportunidade de pagar pelas coisas online. Os visitantes do site pedem um produto, pagam online, vão a um espaço especial em sua loja, pegar a mercadoria.

Algumas empresas podem ter algumas dificuldades em se adaptar a esse recurso. No entanto, se você quer salvar o seu negócio – quem se importa? Se um cliente quiser especificar algo com um trabalhador, ele ou ela pode concordar em tudo usando mensagens, telefonemas, e-mails.

Consultas Online

As pessoas preferem trabalhar mais e mais na internet, pois isso as ajuda a economizar tempo precioso. As empresas que dizem respeito a Direito, Planejamento Financeiro e Imobiliário podem implementar esse sistema imediatamente. Isso será confortável tanto para clientes que não podem pagar por qualquer motivo.

Ele ajudará seus trabalhadores porque não haverá vinculação ao escritório ou a um local específico. Você pode ampliar sua base de clientes e popularidade da Internet colocando palavras-chave focadas em consultas online em seu site.

Será mais difícil para as empresas domésticas se adaptarem ao regime online. Mas por que não? É confortável em termos de economizar tempo e atender mais clientes.

Como você se encaixa na situação?

Crie uma página para “Consultas/Instruções/Serviços Online”. Lá você pode listar seus especialistas e criar seus perfis, enumerando suas habilidades, anos de experiência etc. e apontar como eles podem ajudar as pessoas sem vir em sua casa.

Como isso vai melhorar o SEO? Existem dois aspectos que você vai melhorar em termos de SEO local e na página:

  1. Haverá uma maior variedade de novas palavras-chave em seu site que se concentrarão em serviços online;
  • Você poderá obter avaliações mais favoráveis de seus serviços, pois se presume que você ajudará mais pessoas.
  • Video/foto Tours: essa é uma ótima ideia para empresas que mostram objetos para seus clientes: como imobiliárias e lojas de móveis. Tecnologias modernas como a fotografia 3D tomaram o mundo de surpresa. Você pode usar isso para estender melhor o seu negócio para a comunidade online.

Existem várias opções para implementar isso:

Galerias online: aqui queremos dizer galerias 3D onde um cliente pode passear entre as mercadorias como entre exposições em uma galeria real;

Se uma galeria 3D for demais para você, você pode usar chamadas de vídeo confortáveis e baratas (de alta qualidade!). Isto é, durante as quais você poderá mostrar qualquer produto para seus clientes em detalhes. Seja uma cadeira simples, uma casa de três andares ou um software visto via screenshare;

Fotos vão te poupar muito tempo. No entanto, você terá que capturar cada detalhe. Se, durante a chamada de vídeo, você puder mostrar tudo em tempo real, durante uma sessão de fotos, você terá que escrever muito e tirar muitas fotos. Preparem-se para isso.

Uma ótima experiência de usuário (UX)

Além do conteúdo de alta qualidade, que está no meio dos holofotes desde que o Google começou a filtrar resultados de pesquisa – há muito tempo, há mais um ponto que você tem que chamar sua atenção. A UX (experiência do usuário) será um dos tópicos mais discutidos ao longo de 2021 e além.

A maneira como as pessoas navegam, investigam e sentem em seu site se tornou um dos maiores problemas no SEO. Especialmente desde que as pessoas começaram a usar dispositivos móveis mais do que desktops.

A necessidade de otimizar sites para dispositivos móveis entrou na vida de cada webmaster. Isso é importante para o Google também. Se a experiência do usuário em seu site ainda é assim, então você sabe o que fazer no início de 2021.

SEO: Busca móvel

Estamos vivendo na era das novas tecnologias e sua constante melhoria. Pessoas de todas as idades tentam seguir novas tendências, e portanto, dominá-las o mais rápido possível. Você deveria estar no mesmo caminho. A busca móvel está ganhando mais popularidade dia após dia.

Os usuários apreciarão seu trabalho árduo se você organizar seu conteúdo para que seja fácil de encontrar e acessar via pesquisa móvel. Deixar seu site otimizado estritamente para desktops é a pior ideia de todas. Uma ótima aparência de desktop é definitivamente legal. No entanto, o próprio Google avisou que a otimização do celular é uma obrigação com sua primeira atualização de indexação móvel.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz nos fornece informações a qualquer momento: enquanto estamos a caminho, ou não podemos digitar, ou não temos muito tempo livre. É uma questão de conveniência. Então nos dê tanto humor trabalhando no seu conteúdo para otimizá-lo para uma possível busca por voz de um de seus artigos, que pode ser dada como resposta a um pedido falado.

A melhor maneira de otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz é organizá-lo de acordo com as consultas faladas mais prováveis das pessoas.

Uma vez que a pesquisa por voz é realizada predominantemente em dispositivos móveis, a otimização móvel do seu site é mais importante do que nunca.

A velocidade do seu site é essencial para a pesquisa por voz, bem como para outros tipos de pesquisas. Se você não é capaz de fornecer resultados rápidos para uma consulta de pesquisador, então, você ainda não merece a atenção do Google Assistente.

Comece a trabalhar em sua estratégia de marketing de vídeo

Os vídeos estão por toda parte. As pessoas os querem em todos os lugares. Porque eles são interessantes, divertidos, multidirecionais e disponíveis em qualquer dispositivo. É por isso que esse tipo de conteúdo pode ajudá-lo a se tornar viral.

A primeira coisa que provavelmente vem à sua mente é o YouTube. Isso é compreensível. O YouTube ainda está atrás do Google, além disso, é uma das zonas mais importantes para a promoção. No entanto, não aponte para ele exclusivamente porque o YouTube é um lugar altamente competitivo para um recém-chegado. Você correrá o risco de desperdiçar muito esforço bem como tempo se o seu negócio está apenas em ascensão.

Existem muitas plataformas que você pode usar para alcançar seus objetivos de negócios. Então, amplie seu campo de operação em termos de formato de vídeo e adicione “Marketing de Mídia Social” à sua estratégia de SEO.

Aumente a consciência da sua marca 

Influenciadores podem ter milhões de seguidores e esses seguidores podem se tornar seus clientes. Blogueiros de mídia social sempre foram procurados entre fornecedores de produtos porque estão associados à confiança. Quanto mais confiança o embaixador da sua marca tem, mais vendas você vai gerar.

Atualmente, os blogueiros estão tendo ainda mais sucesso do que nunca porque as circunstâncias nos chutaram para o Instagram, YouTube, Facebook. Onde se pode comercializar bem mais os posts de blog.

Mas cuidado, parcerias com influenciadores exigem que você colete alguns dados sobre aspectos como o público de um influenciador. Um nível de engajamento e confiança, parcerias anteriores e feedback sobre essa pessoa. Não escolha qualquer Influenciador por causa do número de seguidores.

Dê preferência até àqueles com menos seguidores, mas com um nível mais alto de engajamento e relacionamentos mais fortes com o seu público. Tal colaboração se encaixará perfeitamente na sua marca e poderá trazer lucros significativamente maiores.

Segurança dos dados pessoais do usuário

As pessoas se tornaram mais conscientes de sua segurança na Internet. Os dados privados devem permanecer privados por todos os meios, mas também em todos os sites. A segurança é ainda mais necessária se o seu site é sobre vender ou revender mercadorias. Isto é, os usuários deixam dados sobre suas contas bancárias e cartões lá.

Se você quiser ser confiável por eles, gaste algum tempo bem como dinheiro em um sistema de hospedagem que forneça ao seu site todos os certificados de segurança que os usuários apreciam.

Um status “Não seguro” para o seu site é uma maneira rápida de ver seus rankings caírem. O Google considera o status de segurança do seu site enquanto constrói as listas de resultados de pesquisa. Este é um fator de classificação que aparece no top 10 dos fatores mais importantes. Portanto, proteja os dados pessoais de seus usuários e, para isso, o Google protegerá seus rankings com mais fidelidade.

Conclusão sobre as tendências de SEO para 2021

As tendências em SEO mudam dia após dia. Não sabemos o que será no futuro e, respectivamente, quais mudanças passaremos. No entanto, temos que nos adaptar a qualquer circunstância e adaptar nossos modelos de negócios a eles para vencer qualquer corrida no nicho.

Com a Agência Colors, nós garantimos muito mais do que apenas um visual atraente bem como um layout moderno par ao seu site. Ou seja, o nosso foco principal é oferecer para empresas em todo o mundo soluções eficazes parar gerar visibilidade na internet.

Nossa agência elabora estratégias de SEO e posicionamento de marca para empresas multinacionais, de grande, médio bem como pequeno porte, todos os projetos são importantes para nós.

Se Você Gostou Do Artigo Veja Mais Novidades:

Compartilhe Nas Redes Sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre o Blog da Agência Colors

Publicamos conteúdos semanalmente atualizados sobre temas relacionados a criação de sites, novas tecnologias na internet, SEO, Growth Hacking.

Artigos Recentes

EM DESTAQUE NO MÊS | SEO